Memória celebrada
Memória celebrada
Instituições da capital e do interior oferecem várias atividades até sábado
Até sábado, a 9ª Semana de Nacional de Museus movimenta 994 instituições de todo o Brasil e 31 instituições goianas. Intitulada Museu e Memória, a programação de exposições, seminários, oficinas e filmes pode ser conferida em museus, memoriais, casas de cultura, galerias e parques. Em Goiânia, a programação está concentrada principalmente no Museu Antropológico da UFG e no Museu de Imagem e Som.
No Museu Antropológico, a diretora Nei Clara de Lima adianta que o foco vai para a exposição em torno dos 40 anos da instituição. Os visitantes vão conferir fotografias de equipes de pesquisa no campo, entre elas imagens que trazem Acari Passos e Edna Luisa de Melo Taveira em trabalhos como escavações arqueológicas e pesquisas em tribos indígenas. "Os visitantes do MIS podem conferir ainda depoimentos de pioneiros como Lena Castelo Branco, Edna Luisa, Juarez Barbosa, entre outros que deram o formato ao museu hoje", informa.
A diretora ressalta ainda que é importante resgatar a memória de trabalhos iniciados há décadas e que tem continuidade, como a atuação junto aos carajás do Rio Araguaia. "Além da linguística e da cultura material realizada junto às tribos desde a fundação do museu, hoje nós estamos empenhados em trabalhos no campo de cultura imaterial. Uma meta atual, por exemplo, é a de transformar as bonecas fabricadas pelos indígenas em patrimônio imaterial", avalia.
Daniel Christino, diretor do Museu da Imagem e do Som, diz que hoje, a partir das 9 horas, paralelamente ao lançamento do vídeo Memórias - 40 Anos do Museu Antropológico da UFG , com professores, diretores e funcionários do Museu Antropológico, haverá um colóquio para discussão do tema museu e memória. "O museu deve fazer parte da vida cultural da cidade e não se tornar um mausoléu de vídeo", destaca Daniel.
Em todo o Brasil, este ano pela primeira vez 356 instituições distribuídas num total de 502 cidades participam do evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com os museus brasileiros para comemorar o 18 de Maio, considerado Dia Internacional de Museus.