4º Edipe reúne mais de 800 inscritos

Mais de 800 pessoas participam do 4º Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (Edipe), aberto nesta quarta-feira, 18, no Teatro Católica (Câmpus 5). O evento, que tem como tema “Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?”, prossegue até sexta-feira, 20, com uma série de palestras, debates, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. A iniciativa é fruto de parceria entre o Centro de Estudos em Pesquisa e Didática (Ceped), PUC Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e UniEvangélica.

“Um dos grandes diferenciais desta edição é o diálogo entre professores da academia e da educação básica. Esta troca de experiências, possível por intermédio das oficinas e apresentações orais, é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino”, pontuou a professora e uma das representantes da PUC na organização do evento, Denise Araújo, ao citar a participação de 200 professores da Secretaria Estadual da Educação, além de outros das redes municipal e particular de Goiânia no encontro.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora-geral do 4º Edipe, Marilza Vanessa Rosa (UFG), destacou que o evento oferece um espaço de reflexão crítica sobre didática, formação de professores, práticas de ensino, pesquisa e estágio. Ela também ressaltou o crescimento no número de trabalhos apresentados, que passou de 127, na primeira edição, em 2003, para aproximadamente 270, na atual.

Representando o reitor da PUC Goiás, a vice-reitora Olga Ronchi frisou que “a construção da qualidade social da educação brasileira passa pela formação dos professores”. Mas este não é o único aspecto que deve ser levado em conta. “Em tempos de meritocracia, devemos lutar também por políticas educacionais mais profundas; e por reformas, não só de prédios, mas principalmente na forma de se pensar a educação. Não podemos mais conviver com os indicadores que apontam 15 milhões de analfabetos ou mostram que mais da metade dos Estados brasileiros ainda não paga o piso salarial para os professores”, assinalou a vice-reitora.

Para os participantes do evento, que ocorre a cada dois anos, o momento era de muita expectativa. “Uma das palestras que mais me chamou a atenção é a de abertura, com o professor Bernard Charlot. Também creio que o encontro será bom para discutirmos conteúdos e o currículo na rede pública de ensino”, comentou a pedagoga Ana Cristina Diniz, que trabalha na unidade regional de ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Também prestigiaram o início do evento a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Sandra de Faria, a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição, Ana Christina Sanches, além de representantes das reitorias da UniEvangélica, UFG e UEG.