[UFG] Agehab e Sectec promovem parceria para inclusão social (Diário da Manhã, 21/05/11)
Agehab e Sectec promovem parceria para inclusão social
Secretarias elaboram projetos para educação profissional
Da redação
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia celebram em junho parceria inédita entre as duas áreas do governo para implantação de uma oficina digital e de uma Unidade Descentralizada de Educação Profissional (Udep) no Residencial Real Conquista, em Goiânia. Localizado na região sudoeste, o Real Conquista conta atualmente com cerca de 1.800 famílias – grande parte originária do processo de desocupação do Parque Oeste Industrial –, o equivalente a uma população de aproximadamente 10 mil pessoas. Este será um projeto-piloto da Agehb e Sectec para replicar a experiência em outros conjuntos habitacionais construídos pelo governo de Goiás.
Os detalhes da parceria foram acertados pelo presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, e o secretário Mauro Faiad, que devem assinar o convênio em 15 dias, já com a entrada em funcionamento da oficina digital. A oficina digital atenderá uma média de 100 alunos por mês em cursos básicos de informática. Já a Udep oferecerá cursos técnicos e qualificação profissional para os moradores do Real Conquista. Os cursos serão definidos a partir de um estudo de demanda realizado pela Universidade Federal de Goiás. A Agehab fechou esta semana parceria com a Faculdade de Comunicação (Facomb) da UFG para o desenvolvimento de um projeto de extensão no residencial para a implantação de uma biblioteca comunitária, que será precedida de uma pesquisa com os moradores. Essa pesquisa contemplará também o levantamento da demanda para orientar a definição dos cursos que serão oferecidos no Real Conquista pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.
As duas unidades de capacitação serão instaladas no Centro Comunitário do Real Conquista. A oficina digital terá inicialmente dez computadores, com cursos de introdução à informática, manuseio de programas e acesso à internet, disponíveis nos três turnos. Já os cursos profissionalizantes ofertados pela Udep serão definidos segundo a demanda dos moradores da região.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a parceria é oportuna, porque “o ensino profissionalizante é uma das grandes demandas do Estado atualmente e uma forma eficiente e rápida de inclusão da população no mercado de trabalho”. O presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, destaca a importância do convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para promover a inclusão digital e social das famílias do Real Conquista.
“É fundamental uma parceria como esta para levar benefícios para um bairro que possui 10 mil moradores e precisa ter acesso a bens sociais, como a qualificação profissional e a inclusão digital. Além de ser uma questão de cidadania, ajudará na fixação dos moradores no bairro.” Marcos Roriz ressalta ainda o papel fundamental da integração das áreas do governo para potencializar os investimentos do Estado.