[UFG] Para conhecer a música erudita (O Popular, 24/05/11)
Para conhecer a música erudita
Começa hoje o 2º Goiânia Ópera Festival que reúne diversas apresentações com entrada franca
Rodrigo Alves
24 de maio de 2011 (terça-feira)
Divulgação: Emac
Cidade formadora de músicos eruditos de qualidade, a capital goiana terá a partir de hoje a oportunidade de conhecer muitos deles no 2º Goiânia Ópera Festival. A programação, que se entende até a próxima terça-feira, dia 31, será distribuída entre três pontos da cidade. O primeiro deles, onde será realizada a abertura hoje, às 20h30, é o Teatro Sesi. Os outros são o Centro Cultural UFG, no qual vai se concentrar também a programação acadêmica, e o Teatro Madre Esperança Garrido, em que será realizado o espetáculo de encerramento.
Organizado pela Universidade Federal de Goiás, o evento terá entrada franca em todos os espetáculos. O objetivo, segundo a coordenadora cultural da UFG e coordenadora do festival, professora Flavia Cruvinel, é dar aos goianienses a possibilidade de conhecer os artistas que produzem música erudita em Goiás. "Nós queremos abrir espaço para que possam ser reconhecidos pelo público daqui, que muitas vezes nem sabe que a cidade forma esses músicos", justifica ela.
Uma boa amostra dos frutos da terra que se apresentarão no festival estará no espetáculo A Loteria do Diabo - Comédia Mágica Portuguesa , que estreia hoje na cidade durante a noite de abertura. Montada por alunos e professores da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, a ópera apresenta à cidade a pouco conhecida Orquestra Acadêmica Jean Douliez, regida pelo professor e maestro Carlos Costa. Ao todo serão cinco espetáculos, entre eles a Noite de Árias , a Manhã Lírica , um recital com o tenor André Vidal e a Ópera Madame Butterfly (leia detalhes no quadro).
Orquestras
Se conseguir assistir a toda programação, o espectador goianiense conseguirá também conhecer um pouco do trabalho de todas as orquestras em atividade na cidade. Além da Jean Douliez, participam a Orquestra de Câmara Goyazes (da Agência Goiana de Cultura, a Agepel), a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (ligada ao Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França) - ambas regidas pelo maestro Eliseu Ferreira - e a Orquestra Sinfônica de Goiânia (da Secretaria Municipal de cultura), sob regência do maestro Joaquim Jayme.
O 2º Goiânia Ópera Festival está sendo realizado com recursos captados por meio da Lei Goyazes (mecanismo estadual de fomento à cultura). Ao todo, segundo a coordenadora Flavia Cruvinel, foram captados R$ 60 mil para a realização do festival. "Nesta edição investimos os recursos principalmente nos cachês e na parte técnica como iluminação, estrutura e aluguel", diz. O Teatro Sesi e o Centro Cultural UFG cederam seus espaços, em parceria. Na falta de espaços adequados (leia mais na reportagem ao lado) , houve necessidade de locar somente o Teatro Esperança Garrido.
Evento: 2º Goiânia Ópera Festival
Data: De hoje ao dia 31
Locais: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269-0800); Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1.533, Setor Universitário. Telefone: 3209-6251); Teatro Madre Esperança Garrido (Av. Contorno, nº 63, Centro. Telefone: 3223-1328)
Informações: 3521-1035 e 3521-1329 (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG)
Entrada franca
Leia mais