[UFG] Estudo diz que transparência aumentou (O Popular, 24/05/11)
Estudo diz que transparência aumentou
(C.H.S.)
24 de maio de 2011 (terça-feira)
Segundo estudo finalizado em abril desse ano pelo Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), houve aumento na transparência e do nível de economia dos processos licitatórios em Goiás nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo, foi identificada uma "baixa integração" entre a Central de Aquisições, Contratações Governamentais (Centrac) e os demais órgãos do Estado.
O estudo foi encomendado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e compreende exatamente o período de elaboração e vigência da Lei de Licitações, Contratos e Convênios do Estado de Goiás. A pesquisa também aponta que a eficiência das licitações em Goiás constatada nos últimos dois anos foi de 72%. Ainda foram encontrados problemas no banco de dados da Centrac referente a preços, produtos e fornecedores.
Professor de Economia da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACE) da UFG e um dos integrantes do grupo que pesquisou as licitações em Goiás, Sandro Eduardo Monsueto explica que o resultado foi encontrado por meio da aplicação de questionários para fornecedores e integrantes das secretarias.
Apesar da constatação, Monsueto também explica que não se tratou de uma análise sobre legislações. "Nós analisamos, de forma técnica, a eficiência das licitações e, no geral houve uma melhora (nos últimos dois anos). Nossa intenção não era analisar a lei, mas sim o impacto dela, de acordo com o que foi percebido pelas partes envolvidas."
O professor também disse à reportagem que, quando o estudo estava prestes a ser finalizado, já se falava na possibilidade de se implantar uma nova lei. "Se vai haver uma mudança, a gente espera que seja para melhor", defende.
Ainda assim, ele explica que os indicativos da pesquisa mostram que os problemas ainda existentes não serão solucionados com a mudança da lei, e sim dos procedimentos no geral. "A gente percebe que, independentemente de leis, tem se buscado maior eficiência em todo o País. A tendência apresentada é de um maior cuidado com as licitações."