[UFG] Espera Infinita (O Popular, 23/05/11)

Espera Infinita

23 de maio de 2011 (segunda-feira)

O Goiânia Ópera Festival enfrenta uma dificuldade que se tornou latente na cidade nos últimos anos: não há espaço adequado para a apresentação de uma ópera completa, em formato original. O ideal em um espetáculo desse porte é que o teatro tenha fosso de orquestra, já que o espaço cênico precisa ficar livre para a encenação.

Dois locais que seriam propícios são o Teatro Goiânia e o Teatro Escola Basileu França. O Teatro Goiânia está fechado para reforma desde setembro de 2009. A previsão é de que seu fosso para orquestra seja reativado. Mas, segundo declarou a nova administração da Agepel ao POPULAR, não há previsão para o término da obra. Conforme a agência, as obras estariam paralisadas por falta de pagamento à Marsul Engenharia, de responsabilidade da administração passada.

O Teatro Escola do Centro Basileu França também está sendo reformado, segundo foi informado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, que previa a utilização do espaço no festival de ópera. O Basileu França foi levantado entre 2007 e 2008, mas só foi inaugurado no início de 2010. Seu fosso deveria estar ativo, mas como a estrutura demanda elevador feito sob medida, nunca foi concluído. A reportagem entrou em contato com a direção do teatro escola, mas não obteve resposta.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, professor Anselmo Pessoa, diz que uma nova edição de Goiânia Ópera Festival (a primeira foi realizada em 2008) era planejada para 2010. "Junto com a agenda apertada da universidade, o fato de não haver um local adequado pesou para atrasarmos a segunda edição."

"Estávamos esperando que pelo menos um desses espaços ficasse pronto, e fomos protelando", diz Flavia Cruvinel. Quando já não era possível esperar, foi necessário fazer o evento com as adaptações. Não sem um prejuízo artístico. "Prevíamos a apresentação de La Traviata , com um grupo de Uberlândia (o Coral da Universidade Federal), com mais de 50 artistas. Sem espaço adequado, tivemos de cancelar", informa ela.

 

Leia mais