Municípios são convocados a planejar a educação
Identificar as necessidades educacionais em cada município e planejar as ações para os anos de 2012, 2013 e 2014 são os principais desafios da educação em todo o país a partir de agora. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Educação realiza hoje em Goiânia o encontro de técnicos do Ministério da Educação – MEC e da Seduc com prefeitos e secretários municipais de Educação e com os 38 subsecretários regionais. Na reunião, serão apresentados aos municípios os passos para o diagnóstico da situação obtida com o Plano de Ações Articuladas – PAR 2007- 2011 e para o planejamento das ações para os próximos anos.
O secretário da Educação, Thiago Peixoto, faz a palestra de abertura, em que destacará a importância do planejamento articulado entre Estado e municípios para a melhoria da educação. O encontro será de 10 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG, no Setor Universitário. A diretora de Assistência a Programas Especiais do MEC, Renilda Peres de Lima, vai passar aos prefeitos e secretários as orientações gerais para a elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. Ela fala a partir de 11h30, destacando as mudanças que ocorreram no sistema.
Após o intervalo do almoço, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, apresenta o tema Formação de Professores: a importância da Articulação entre as Secretarias e as Instituições Formadoras. Em seguida, às 15 horas, a superintendente de Programas Educacionais Especiais da Seduc, Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, explica como se dará a Operacionalização do Diagnóstico e a Elaboração do Plano Articulado de Educação dos Municípios Goianos.
O diagnóstico de cada município e o planejamento de tudo o que escolas e comunidade precisam para melhorar a educação serão feitos pelas cidades goianas com apoio da Secretaria da Educação, que desde 2007 mantém parceria com a UFG para esse fim. Os municípios recebem capacitação para identificar com segurança as necessidades, além do diagnóstico de tudo o que foi possível realizar do PAR feito em 2007.
Goiás foi uma das unidades da federação que conseguiu articular todos os municípios para os programas do PAR a partir de 2007. Todos puderam se habilitar e receber assistência técnica e financeira do MEC apresentando o plano do trabalho que iriam desenvolver até 2011. Agora, com o aprimoramento do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – Simec, do MEC, um portal dentro do site do ministério que permite a inserção dos dados pelos municípios de forma simples. O Governo Federal poderá verificar que municípios atingiram as metas, os que não conseguiram e o que cada um propõe para os próximos anos. Da mesma forma que em 2007, a Secretaria da Educação dará o suporte aos municípios para o diagnóstico e o planejamento.
Mais informações: (62) 3201-3020