Encontro de musicologia realizado em Pirenópolis
Encontro de musicologia realizado em Pirenópolis
Nossa linda Pirenópolis viveu nos últimos dias momentos altamente significativos e produtivos para a área de Musicologia no Brasil. Reunindo pesquisadores da musicologia nacional, aconteceu entre os dias 11 a 13 de maio de 2011, o I Simpósio Nacional de Musicologia promovido pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o III Encontro de Musicologia Histórica, promovido pelo Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Estiveram presentes na abertura do I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA/III ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, na manhã do dia 11 de maio, no Auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), personalidades que contribuíram de forma decisiva para a realização do evento. A fala da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Profª Drª Divina das Dores de Paula Cardoso, ali representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás, Prof. Drº Edward Madureira Brasil, ressaltou a grande importância da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG como pólo do pensar e fazer musical dentro da sociedade brasileira. O prefeito de Pirenópolis, Sr. Nivaldo Antônio de Melo, expôs a satisfação dos pirenopolinos em receber um evento de tão grande porte.
Além das comunicações, mesas redondas, sempre pautadas por interessantes e pertinentes discussões e com um número expressivo de público, o evento brindou os participantes e a audiência em geral com a apresentação de três concertos memoráveis realizados no “Theatro de Pyrenópolis”, construção que remonta ao XIX, e na oitocentista Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Tal parceria entre instituições do porte da UFG e UFRJ só poderia resultar em uma experiência extremamente rica para todos que lá estiveram. Sob a presidência da Profª Drª Ana Guiomar Rêgo Souza (EMAC/UFG) e da Profª Drª Vanda Lima Bellard Freire (UFRJ), e coordenação dos professores Magda Clímaco, Sônia Ray, Othaniel Alcântara e Consuelo Quireze, o evento contou com sete MESAS REDONDAS cujo objetivo era expor os caminhos plurais e transdisciplinares da musicologia na atualidade. Buscou-se o diálogo com a História Cultural, História Social, Antropologia, bem como com a Performance Musical, trazendo nomes como o do Drº Paulo Castagna (UNESP), Drª Thereza Negrão (UnB), Drª Vanda Lima Bellard Freire (UFRJ), Drº Heron Vargas Silva (UDESC), Drª Ana Guiomar Rêgo Souza (EMAC/UFG), Drº Adeilton Bairral (CBM), Drª Beatriz Duarte de Magalhães (UnB), Drª Glacy Antunes de Oliveira (UFG), Drº Ângelo Dias (UFG), Drº Adalberto Paranhos (UFU), Drº Avelino Romero (UNIRIO), Drª Márcia Taborda (UFRJ), Drª Sônia Ray (UFG), Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG), Drº Marshal Gaioso Pinto (IFG), dentre outros. O evento também contou com a participação da cantora e pesquisadora romena Drª Liliana Margareta Bizibeche da Universidade de Évora, Portugal.
Além das MESAS, foram aprovadas pela Comissão Científica 37 comunicações de pesquisadores de Goiás, Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Mato Grosso.
Texto: Prof. Robervaldo Linhares