Primeiro dia de provas tem abstenção de 8,26%
Segunda etapa do vestibular da UFG ocorreu sem imprevistos. 283 faltaram
05 de Junho de 2011 | Por: Vinícius Braga
Da editoria de cidades
O primeiro dia de provas da Segunda Etapa do Vestibular 2011/2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve 8.26% de abstenção. Dos 3.426 candidatos aprovados na primeira etapa, 283 não fizeram prova realizada ontem no Campus Samambaia da UFG. Os portões foram abertos ao meio-dia para os estudantes, que tiveram cinco horas para a realização das provas do vestibular.
“Neste primeiro dia, tudo ocorreu na maior normalidade, sem imprevistos. Quanto à abstenção dos candidatos, já era uma porcentagem esperada”, revela a pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Sales. Na segunda etapa, as provas variam por grupos e são compostas de questões discursivas. Os quatro grupos fazem provas de Língua Portuguesa e Redação, além de questões específicas de cada grupo.
Concorrente a uma vaga do curso de Engenharia Civil, Gabriella Queiroz, 17, fez as provas de Língua Portuguesa, Literatura e Química, e considerou o primeiro dia tranquilo. “Foram provas bem elaboradas, sem surpresas. Muitas questões cobradas haviam sido estudadas por mim no colégio.” Questionada sobre qual matéria foi a mais difícil do caderno de provas discursivas, ela elegeu Literatura. “Foi a prova mais complexa, justamente por exigir bastante interpretação dos candidatos”, avalia.
Em seu segundo vestibular, o estudante Nelson Carlos, 17, almeja neste semestre uma vaga no curso de Sistemas de Informação e também considerou o primeiro dia tranquilo. “Foi tudo conforme o previsto. O nível de complexidade não foi muito alto como nos processos seletivos anteriores. Havia questões fáceis, mas tinham outras bem difíceis.” Para ele, a prova de Química foi a que exigiu maior atenção.
O estudante Igor Alfaia Messias, 17, que prestou para Ciências da Computação, concorda com Nelson e também teve mais dificuldade na prova de Química. “Muitos conteúdos que estudei foram cobrados no primeiro dia, mas Química realmente me pegou de surpresa. Soube responder poucas questões”, revela.
Aluna do terceiro ano do ensino médio, Thaís Borges, 17, prestou o vestibular 2011/2 como treineira para o curso de Medicina Veterinária. “É uma forma de testar meus conhecimentos e me sentir mais preparada para o vestibular no fim do ano”, alega. Thaís considerou a prova fácil e sem surpresas. “Minha maior dificuldade foi a prova de Física, já que exigiu muitas fórmulas. Eram questões bastante complicadas.”
Segundo dia
Hoje, os candidatos convocados nesta segunda etapa realizam o segundo e último dia de provas. Sandramara Matias Sales enfatiza a importância de o estudante chegar com antecedência ao local das provas, principalmente por serem realizadas em um dia útil da semana. “A recomendação é que os candidatos saiam mais cedo de casa, não deixem para última hora. Por ser segunda-feira, a movimentação no trânsito é sempre maior”, recomenda.
O Centro de Seleção enfatiza que nenhum candidato entrará nos locais de prova após o fechamento dos portões, às 13h. Além disso, recomenda a leitura atenta do edital do processo seletivo, para evitar transtornos com a documentação (que deve conter foto, assinatura e impressão digital) e com o uso de aparelhos eletrônicos – relógios, celulares, MP3, MP4 – na hora das provas.
Ao final das provas, o Centro de Seleção divulgará as respostas esperadas para a segunda etapa. Já as respostas oficiais, bem como as notas obtidas pelo aluno, serão divulgadas no dia 28 de junho, no site do processo seletivo (www.vestibular.ufg.br). O resultado final deverá ser publicado no dia 8 de julho. O cadastro e matrícula dos aprovados em primeira chamada estão marcados para os dias 26 e 27 de julho de 2011.
Seleção
O Processo Seletivo 2011/2 contou com 10.358 candidatos inscritos na Primeira Etapa, os quais concorreram a uma das 637 vagas oferecidas nos 17 cursos. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 10% no número de inscritos. Mais uma vez o curso mais concorrido foi Engenharia Civil, com 37 candidatos disputando uma vaga.