Rumo à Universidade

Estudantes recebem cartilha com orientações para acesso ao Ensino Superior

A Secretaria de Estado da Educação enviou a to­das as escolas da rede es­tadual, que pos­suem turmas de Ensino Médio, uma cartilha de orientação aos estudantes sobre como participar dos programas do governo e das instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
O objetivo é propiciar aos alunos da rede estadual a oportunidades de acesso à universidade por meio do Exame Na­cio­nal de Ensino Médio (E­nem), do pro­grama Universidade para To­dos (Prouni), do Sistema de Se­le­ção Unificada (Sisu), do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), da Bolsa U­ni­versitária da Organização das Vo­luntárias de Goiás (OVG), entre outros.
Além de apresentar cada um dos programas dos governos que, nos últimos anos, têm ampliado o a­cesso ao Ensino Superior de estudantes egressos de escolas públicas, índios e negros, a cartilha detalha os projetos de algumas universidades criados com o mesmo objetivo.
Entre essas iniciativas, o UFG Inclui, que destina 10% das vagas pa­ra alunos de escolas públicas e 10% para estudantes negros; o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasí­lia (UnB); o Sistema de Avaliação Se­riada (SAS) da Universidade Es­ta­dual de Goiás (UEG); e a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas no Instituto Federal de Tecnologia.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Mé­dio é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) na forma de uma prova de múltipla escolha num total de 180 questões objetivas mais redação. As universidades podem usar o Enem como fase única; com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); como primeira fase; combinado com o vestibular; ou para preenchimento das vagas que sobrarem do vestibular. As notas também podem ser usadas na certificação do Ensino Médio. As inscrições são feitas pelo endereço www.inep.gov.br.
Prouni
O Programa Universidade para Todos é feito em duas etapas e tem por objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de universidades particulares. Os estudantes que tenham feito o Ensino Médio total ou parcialmente na rede pública ou que tenha sido bolsista em instituição particular de ensino podem pleitear a bolsa na PUC-GO, Unip, Alfa, U­ni­fan, Universo, Padrão e Uni-A­nhan­guera. Além de ter estudado na rede pública, o aluno deve ter ren­da familiar de até um salário mínimo e meio. As inscrições também podem ser realizadas pela internet.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é um programa desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos a vagas em universidades públicas que usam a nota do Enem como única fase de seleção. O aluno é selecionado com base na nota do Enem. A Universidade Federal de Goiás participa do Sisu. Inscrições pela internet pelo site www.ufg.br.
Fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é outro programa do MEC destinado a financiar a graduação em universidades particulares. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o agente operador do programa que tem juros de 3,4% ao ano. O financiamento pode ser feito em qualquer período do curso, pelo site do Fies na página do MEC. Depois da inscrição, o aluno deve comprovar as informações apresentando a documentação exigida à Comissão Permanen­te de Supervisão e Acompa­nha­mento, na própria universidade onde estuda. Em seguida, o estudante deve procurar um dos bancos do sistema e assinar o contrato.
Bolsa Universitária
O programa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) atende alunos que não têm condições de pagar seus estudos. A Bolsa Univer­sitária oferece R$250 mensais para complementar a mensalidade na instituição particular. Em contrapartida, o estudante presta serviço em instituição do governo ou em organismo não-governamental, com carga horária compatível com as atividades escolares. (Carmen Cruz)