[UFG FICA] Iphan inaugura exposição de bonecas Karajá ( Portal Tôsabendo.com, 15/06/11)

Iphan inaugura exposição de bonecas Kara

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan inaugurou ontem a exposição Ritxòkò – patrimônio do Brasil, na sede do instituto na cidade de Goiás. A exposição mostra a riqueza cultural e a expressividade do artesanato do povo Karajá. No discurso de apresentação da mostra, a superintendente do Iphan no Estado de Goiás, Salma Saddi, ressaltou a importância de cuidar da causa indianista no Brasil. “Estamos há dois anos trabalhando em parceria com a Universidade Federal de Goiás- UFG, por meio do Museu Antropológico, para conquistar o registro das bonecas de Karajá como patrimônio histórico e cultural”, explicou Salma.

A exposição Ritxòkò foi dividida em duas partes. A primeira parte traz um ensaio fotográfico com os temas O rio Araguaia, O povo Iny (Karajá), O modo de fazer Iny ritxòkò, As ritxòkò e o universo KarajáO mundo Iny pelas mãos das mulheres Karajá. Na segunda parte, os temas cotidiano 1, cotidiano 2, guerreiros, bonecas antigas, mitos, sobrenatural e família são apresentados pela  coleção de bonecas.

Relevância histórica
A exposição das bonecas Karajá é apenas uma parte do projeto que tenta classificar estas obras de arte como patrimônio histórico e cultural.  Segundo a historiadora do Iphan Maíra Torres Corrêa realizar esta exposição no Fica é mais do que oportuno pela temática ambiental do festival. “Além da mostra, há o material produzido com vídeos e fotografias dos índios karajá e os respectivos trabalhos”, conta Maíra. O objetivo da exposição é conseguir despertar a relevância da arte Karajá e projetá-la para o público. Antes de chegar a Goiás, a mostra passou pelo Rio de Janeiro, em janeiro deste ano.