[UFG] Campanha alerta para cuidados com prematuros (O Popular, 02/08/11)

 

Campanha alerta para cuidados com prematuros

Deire Assis

02 de agosto de 2011 (terça-feira)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia, será sede hoje da segunda edição de uma campanha nacional idealizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em crianças prematuras. A campanha, denominada Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido, pretende conscientizar pais e médicos da importância de se aumentar o número de bebês prematuros imunizados especialmente durante o período crescente de sazonalidade de alguns vírus, entre abril e setembro.

Um dos focos principais da campanha, esclarece a pediatra Fernanda Peixoto, membro da Sbim, professora da UFG e chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HC, é o esclarecimento da comunidade médica quanto à necessidade de se atender adequadamente aos protocolos de imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), considerando o principal agente de infecções respiratórias em crianças menores de um ano de idade. 

"O calendário de imunização de bebês prematuros tem características específicas para as quais os médicos precisam estar atentos, garantindo assim o acesso gratuito à vacina e a prevenção de doenças", explica a pediatra. A medida é fundamental, tendo em vista que bebês prematuros tem menos proteção natural contra doenças diversas.

De acordo com a Sbim, no Brasil, sete em cada 100 bebês nascidos são prematuros. Os problemas respiratórios afetam com maior frequência essas crianças. A campanha, no entanto, orientará pais e médicos também quanto à correta imunização dos prematuros contra doenças como tuberculose, hepatite B, pneumonia, gripe, poliomielite, diarréias, tétano, difteria e coqueluche.