Dilma deve anunciar novos campi da UFG

Dois novos campi da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão criados no Estado. O anúncio oficial deve ser feito hoje pela presidenta Dilma Roussef, em Brasília, durante o lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior. As unidades goianas estão previstas para ser construídas na região metropolitana da Capital e no Entorno do Distrito Federal.
O nome de Aparecida de Goiânia já foi confirmado em julho pela secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa. O reitor da UFG, Edward Madureira participa do encontro em Brasília. Segundo ele, a criação dos campi representa um avanço para os goianos, principalmente para essas regiões. "Temos uma população muito pequena de jovens na universidade nestes locais. Mas isso significa um importante avanço na área da educação."
Madureira ressalta que a expansão da instituição de ensino superior também representa aumento no número de professores, vagas, alunos e investimentos. Ele explica que, caso seja confirmado a criação dos campi pelo governo federal, o próximo passo é a apreciação do projeto pelo Conselho Superior da UFG, que vai deliberar sobre a implantação. "Vamos debater sobre esse assunto."
De acordo com Madureira, a reitoria continua com o desejo de ter um campus nas regiões Norte e Nordeste do Estado. "São dois grandes vazios que carecem da presença da universidade." A expansão para as regiões Norte e Nordeste do Estado e a região do Entorno do Distrito Federal está inserida no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG.
Em Aparecida de Goiânia, a unidade deve ser implantada em uma área próxima ao Parque Industrial, na região Leste da cidade. Segundo o prefeito Maguito Vilela, a criação do campus representa um marco na história do município, que conta atualmente com mais de 440 mil habitantes. De acordo com a assessoria de imprensa, a área doada pelo Poder Executivo local será de 200 mil metros quadrados.