Administração >> CGE propõe criação de Conselho de Combate à Corrupção

A Controladoria Geral do Estado (CGE) propôs ao governador Marconi Perillo a criação, por meio de decreto, do Conselho Estadual de Transparência e Prevenção à Corrupção. Segundo o secretário-chefe da CGE, José Carlos Siqueira, o Conselho seria formado por representantes do Governo Estadual, do Fórum Empresarial, do Fórum dos Trabalhadores, da UFG, da UEG, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), “e de outros organismos que possam contribuir com o estímulo à transparência e com medidas efetivas de prevenção à corrupção”, frisa.

José Carlos Siqueira destaca a distinção entre prevenção e combate à corrupção. “O que interessa de maneira mais próxima à sociedade é garantir que a corrupção não aconteça. Em Goiás nós tomamos uma decisão no início do governo de inverter o controle da realização e do pagamento de qualquer despesa”, explica Siqueira.

A Controladoria Geral do Estado verifica a legitimidade das despesas do Governo de Goiás, antes que seja feito qualquer pagamento. “É isso o que interessa para a sociedade: evitarmos irregularidades que podem, depois, culminar na prática de corrupção. O Conselho vai contribuir para que fortaleçamos esse espírito ético na ação administrativa nos três poderes e nos três níveis de governo”, ressalta José Carlos Siqueira.

Mais informações: (62) 3201-5366