Governo anuncia criação de quatro novas universidades federais
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
16/08/2011 | 20h48 | Investimento
O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica foi lançado na manhã desta terça-feira, pela presidente Dilma Roussef, em Brasília. Foi anunciada a criação de quatro universidades federais - no Pará, na Bahia e no Ceará - a abertura de 47 campus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país.
Até o ano que vem, serão construídos 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. A previsão é que todas as unidades estarão funcionando nos próximos três anos.
Novos campi serão construídos atrelados a 12 universidades federais já existentes em 11 estados diferentes. Como é o caso da UFPA no Pará; UFBA e a UFRB na Bahia; UFCE no Ceará; UFRPE em Pernambuco; UFG em Goiás; UFMA no Maranhão; UFMT no Mato Grosso, UFVJM em Minas Gerais, Unifesp em São Paulo; UFSC em Santa Catarina; UFSM no Rio Grande do Sul.
Prefeitos de 120 municípios assinam nesta terça-feira, 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A escolha das cidades foi baseada no nível de pobreza. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).
Do Estado de Minas