[UFG] Aparecida terá câmpus da UFG (Tribuna do Planalto, 21-27/08/11)

Aparecida terá campus da UFG

Município também contará, em breve, com campus do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), participou na última terça-feira, 16, da solenidade de anúncio da expansão da Rede Federal de Educação, que contemplará o município goiano com um campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). O plano de expansão da rede foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad. “A implantação da UFG em Aparecida é um marco histórico para a cidade”, lembrou o peemedebista. Além de Aparecida, a Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal, também receberá um campus da instituição.
Muito satisfeito com a notícia, Maguito disse que Aparecida nunca foi tão privilegiada com recursos federais como agora. “Além dessa unidade da UFG que será construída, temos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) que será entregue ainda esse ano, a construção de escolas e cmeis, isso só na área da educação”, ressaltou o peemedebista. O prefeito lembrou também dos investimentos do governo federal em outras áreas, como a infraestrutura. “Sempre tenho sido muito bem recebido aqui no Planalto e nos ministérios”, elogiou. Na parceria com a União para instalar o campus da UFG, o município doará área de 200 mil metros quadrados, próximo ao Parque Industrial, localizado na Região Leste de Aparecida.


A terceira expansão federal na área da educação prevê a criação de quatro universidades federais, 47 novos campi e 208 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A previsão é que todas as unidades estejam funcionando em três anos. “Os critérios para escolha das localidades beneficiados foram técnicos e tiveram o objetivo de levar uma oportunidade de desenvolvimento a municípios populosos e com baixa renda per capita”, explicou o ministro da Educação.


Durante o discurso, Dilma ressaltou a importância dos programas federais como o Prouni e o Pronatec. “Sabemos que ampliar a educação é ferramenta central para cumprir o meu compromisso de acabar com a miséria”. A concorrida solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto contou com a presença de vários governadores, senadores, deputados federais e estaduais e prefeitos.


O reitor da UFG, Edward Madureira, que também participou da solenidade, se reuniu com o ministro para saber quais os recursos financeiros e humanos serão destinados para o funcionamento da nova unidade, como por exemplo, o número de professores. A partir daí serão feitos os projetos dos cursos, oito neste primeiro momento, para apreciação do Conselho da UFG. “Mas será tudo em mão dupla com a prefeitura e a comunidade de Aparecida, porque nosso interesse é atender as necessidades das empresas e da sociedade” garantiu o reitor.


O prefeito Maguito Vilela acompanhou o anúncio ao lado do deputado federal Leandro Vilela e do secretário de Educação de Aparecida, Domingos Pereira, e lembrou que o pedido para que Aparecida tivesse uma universidade federal começou ainda no governo Lula. “Fizemos levantamentos e projetos para mostrar ao governo federal a necessidade de qualificação da mão de obra local para alavancar o desenvolvimento do município”. Depois de encerrada a parte formal da solenidade, o peemedebista fez questão de cumprimentar a presidenta Dilma e o ministro Haddad que deram andamento à solicitação.