[UFG] Para presidente do Vox Populi, momento é decisivo para 2012 (O Popular, 19/08/11)
Para presidente do Vox Populi, momento é decisivo para 2012
Caio Henrique Salgado 19 de agosto de 2011 (sexta-feira)
Divulgação
João Francisco Meira participará hoje de mesa-redonda
O presidente do instituto de pesquisa Vox Populi, João Francisco Meira, disse ontem ao POPULAR que, há pouco mais de um ano das eleições municipais de 2012, o momento atual é decisivo para os pré-candidatos. Um processo onde as pesquisas eleitorais, qualitativas e quantitativas, exercem papéis fundamentais "É o mesmo que acontece quando você quer construir uma casa. Você planeja com antecedência, analisa a viabilidade da construção para conseguir seu objetivo", disse.
O presidente do instituto participa hoje, em Goiânia, da mesa-redonda "O uso de pesquisa qualitativa pelas campanhas eleitorais e pela imprensa". A discussão, da qual também fará parte a editora-chefe do POPULAR, Cileide Alves, integra a programação do Seminário de Pesquisa Qualitativa: Técnica, Ética e Usos em Campanhas Eleitorais, que reúne hoje cientistas políticos, comunicadores e especialistas em pesquisa .
Sem querer adiantar o que irá apresentar na discussão para "não perder a graça", João Francisco disse à reportagem que o mais importante nas pesquisas é a comunicação. "Existem avanços tecnológicos que podemos utilizar, mas o fundamental (nas pesquisas qualitativas) é o diálogo mais aprofundado com a população", afirmou.
Segundo ele, este tipo de pesquisa é fundamental. "As qualitativas estão muito consolidadas. Com elas conseguimos estabelecer um diálogo mais profundo e, em algumas, técnicas em grupo, é possível registrar até mesmo mudanças de opinião", defendeu.
Parceria entre as Universidades Federal de Goiás (UFG) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Verus, o seminário tem programação gratuita e será realizado no auditório do Hotel Confort Suites Flamboyant entre 9 horas e 20 horas. Especialista em comportamento eleitoral, o cientista político Antônio Lavareda também participará de mesa-redonda "Pesquisa de opinião: novas perspectivas e interfaces acadêmicas".