Emoção em sete cordas
O aclamado violonista e compositor gaúcho Yamandú Costa apresenta hoje e amanhã, no Centro Cultural UFG, o show de lançamento de seu álbum instrumental Mafuá, que vai do choro ao samba, passando pelo tango. Trata-se do primeiro álbum solo do artista que é considerado um virtuose do violão de sete cordas. Gravado em três dias de muito frio, na Alemanha, o álbum foi lançado em solo internacional em 2008 e permanecia inédito no Brasil até agora. As apresentações começam às 21 horas.
Herança musical
Filho da cantora Clari Marson e do multi-instrumentista e professor de música Algacir Costa, Yamandú começou a estudar violão aos sete anos de idade com o pai, que era também líder do grupo Os Fronteiriços, e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os quinze anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, Yamandú começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell – que posteriormente o apadrinhou -, Tom Jobim, Raphael Rabello, entre outros. Aos dezessete anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.
Universalista
Definir o estilo musical de Yamandú não é tarefa das mais fáceis. Ao mesmo tempo erudito e popular, o violonista possui claras influências de estilos diversos como choro, bossa nova e samba, além das milongas, tangos, zambas e chamamés típicos do Sul. Assim, enquadrá-lo em qualquer corrente musical soa sempre como meia verdade, dado que o instrumentista mistura todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas.
O reconhecimento do talento de Yamandú veio cedo. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandú confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase plateias das mais especializadas e de emocionar o grande público aos mais apurados ouvidos. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento.
Yamandú Costa – lançamento do disco Mafuá
Onde: Centro Cultural UFG, na Praça Universitária
Quando: Hoje e amanhã, sempre às 21h
Quanto: R$ 20 (meia entrada) e R$ 40 (inteira). É obrigatória a apresentação de carteirinha de estudante na entrada do evento e na compra do ingresso de meia entrada. Ingressos limitados (250 por dia)