[UFG-Fonte] Não dá para comparar alunos de realidades tão diferentes (O Popular, 13/09/11)

Não dá para comparar alunos de realidades tão diferentes”

(D.A)

13 de setembro de 2011 (terça-feira)

Especialistas ouvidos pelo POPULAR consideram um equívoco comparar o desempenho alcançado por escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Há fatores não considerados nesta avaliação que fazem muita diferença no resultado final", alerta o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), João Ferreira de Oliveira.


De acordo com o especialista, há uma seletividade social que distancia os alunos da escola pública da particular e que interfere neste desempenho. "Estamos falando de 85% de alunos do ensino médio com faixa de rendimento e outros indicadores muito abaixo dos outros 15% que estão matriculados nas escolas privadas. Este contingente estuda em escolas que não oferecem as mesmas estruturas que a particular oferece; tem pais com baixa escolarização e não tem acesso a bens culturais nem a atividades extra-curriculares e ainda trabalham no contraturno das aulas. Portanto, é um equívoco pensar em comparar os desempenhos de uma e outra", analisa o professor da UFG.

Para a também professora da Faculdade de Educação da UFG Geovana Reis, é preciso analisar com cautela os resultados do Enem, considerando todos os aspectos socioculturais e econômicos dos integrantes das escolas, antes de afirmar que esta ou aquela escola oferece ensino de qualidade. "Algumas situações, como a seleção de alunos com desempenho acima da média para responder às provas podem falsear os resultados e oferecer um diagnóstico equivocado deste ensino", avalia.

Além disso, sustenta a especialista, a escola privada afere o desempenho do seus alunos já no ingresso, algo que a escola pública não pode fazer justamente pelo caráter de universalidade na oferta do ensino. "É uma insanidade comparar estas realidades."