Concerto vai de Beethoven a Villa Lobos
Beethoven, Villa Lobos e Ravel fazem parte do repertório do duo Breuninger, no violino, e Ana Frazão, no piano, que se apresentam hoje, 26, às 20h, no Arte Doce Hall, dentro da programação do projeto Concertos Para Belém III. A entrada é franca e conta com o patrocínio da Vale.
A abertura será realizada com composições de Beethoven. Primeiramente, “Allegro com Spirito” atrai o público com seu ritmo convidativo. Depois, a melancólica “Adagio con molta espressione” acalma os ânimos, exprimindo seus acordes e melodia. Em contrapartida, “Rondo – Allegro molto” entusiasma novamente o público.
Depois de Beethoven é a vez dos ritmos brasileiros, como samba e choro, encantarem o público com as composições de Villa-Lobos, em “Allegro non troppo”. Os batuques serão abafados pela leveza de “Largo”. Para encerrar o repertório brasileiro, o duo interpreta “Rondo – Allegro finale”.
Com lapsos de suavidade, a irrequieta e intrigante música de M. Ravel, “Tzigane”, encerra o concerto.
Selma Chaves, diretora da Musikart, explica a importância de trazer concertos internacionais à Belém. “A troca de experiências com os músicos locais é essencial, pois nem todos têm a chance de ir ao exterior conhecer esses artistas.”, afirma. Além disso, por coordenar um grupo musical infantil, afirma que é uma ótima oportunidade para incentivá-lo com o concerto.
CURRÍCULOS
Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth na Bélgica em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição em 1953. No mesmo ano recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas N.1 nos Concertos de Verão de Brandemburgo.
Desde então conquistou inúmeros prêmios e acompanhou renomados músicos. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os quatro concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Breuninger, atualmente, é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha.
A pianista brasileira Ana Flávia Frazão estudou com Ivana Carneiro, Luiz Medalha e formou-se pela Escola de Música da UFG. Na Alemanha, onde viveu entre 1994 e 2002, cursou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, concluindo o Konzertexamen com nota máxima em Piano - Música de Câmera na classe dos professores W. Genuit e Michael Uhde.
É detentora de vários prêmios, dentre eles, o primeiro lugar no Concurso JK, realizado em 1992, cuja premiação lhe valeu um concerto com a Orquestra Sinfônica de Brasília . Atualmente, é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde também é uma das coordenadoras da série “Concertos na Cidade” e “Concertos Goiânia Ouro”.
ASSISTA
“Concertos para Belém III” apresenta o Duo Breuninger-Frazão. Hoje, às 20h, na Sala Augusto Meira Filho, do Arte Doce Hall (Av. Magalhães Barata, 1.022). Entrada franca. (Diário do Pará)