UFG ajudará a analisar obras no Estado

UFG ajudará a analisar obras no Estado

 

A Controladoria Geral do Estado assinou convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) da Universidade Federal de Goiás para a realização, por meio da Faculdade de Engenharia, de análise e acompanhamento das obras de infraestrutura contratadas no Estado de Goiás. Como, por exemplo, as obras do programa Rodovida -  Reconstruir que vai investir cerca de R$ 380 milhões na restauração de 2 mil quilometros de rodovias goianas.
O convênio entre a CGE e Faculdade de Engenharia da UFG prevê o repasse de R$ 346 mil em 10 parcelas mensais à Funape. Os recursos serão utilizados pelos técnicos na análise de solo, asfalto, composição de custos  e verificação e adequação de projetos às normas técnicas de qualidade. As avaliações serão in loco e checadas nos laboratórios da UFG. Serão observados aspectos como espessura da camada asfáltica, qualidade dos materiais utilizados, adequação da tabela de custos  adotadas pelo Estado.
O objetivo é promover a melhoria e economia final das obras. Além das vantagens para o Estado, os alunos mestrandos de engenharia da UFG poderão, inclusive, utilizar as constatações como tema de teses de caráter técnico-científico. A validade do convênio é de um ano e, conforme os resultados, poderá ser estendido, no futuro, também para a avaliação de obras civis.