Veias e Vinhos em italiano

Veias e Vinhos em italiano

 

É comum que artistas homenageiem o público através seus trabalhos, mas desta vez quem recebeu a homenagem foi o artista. O escritor italiano Salvatore Solimeno lança hoje, a partir das 20 horas, no Restaurante Da Giovanni, o livro Vino e Sangue, traduzido em italiano, uma homenagem ao escritor brasileiro Miguel Jorge, sendo sua primeira obra em língua estrangeira. A noite de autógrafos será organizada pelas professoras Marizeth Nunes e Marta Zaninni.
A obra também será lançada na Itália, organizada por Salvatore, em quatro cidades: Roma, Napoli, Padova e Milão. O ilustrador Dek, que criou a arte da capa e interna do livro, fará uma exposição de 10 pinturas em cada um das cerimônias de lançamento.
O romance original foi escrito em 1981 e depois de 5ª edições estará disponível em outra língua, com o objetivo de alcançar novos leitores. Salvatore nasceu em Padova, na Itália, defendeu suas teses de mestrado e doutorado em Literatura com a obra, apaixonou-se, então entrou em contato com Miguel Jorge para pedir autorização e traduzir para sua língua. O livro publicado em italiano é a primeira obra em língua estrangeira de Miguel, que recebe como uma homenagem está publicação. O artista italiano estará presente na noite de autógrafos.

História
Miguel Jorge é natural de Campo Grande-MS, mas foi criado em Inhumas-GO com seus pais, que eram comerciantes. Formou-se em Farmácia e Bioquímica pela UFMG, Direito e Letras Vernáculas pela PUC-GO, lecionou Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia da UFG e Literatura Brasileira no Departamento de Letras da UCG (hoje PUC-GO). Entre suas obras publicadas estão vários romances, peças teatrais, contos, novelas, poesias, ensaios biográficos e monólogos. São mais de 30 obras publicadas em 44 anos de carreira. Veias e Vinhos rendeu ao escritor seu 1º prêmio, o ABCA, em 1982.

Livro
Veias e Vinhos é o retrato de uma pequena célula familiar, classe média, comerciantes, que moravam no Bairro Popular, hoje conhecido como Bairro Central, retrato da cidade de Goiânia em 1957. O destaque da obra é o personagem Mário, adolescente que tem preocupações comuns a sua fase, que figura a capa da edição em italiano a pedido de Salvatore. O enredo tem várias vozes narrativas que contam diversas histórias, características do estilo não linear de Miguel Jorge.