[UFG] Fieg sedia maior evento de comércio exterior de Goiás (Portal NetMarinha, 03/10/11)
Fieg sedia maior encontro de comércio exterior de Goiás
GOIÂNIA - O Conselho Temático de Comércio Exterior da Fieg e o Centro Internacional de Negócios (CIN) realizam amanhã, dia 4 de outubro, o 1º Encontro de Comércio Exterior, em parceria com o Sebrae, Amcham e UFG, além de vários outros apoiadores. Será o maior evento voltado para o setor, em Goiás
Agências
A programação, das 13h30 e às 18 horas, inclui palestra sobre Comércio Exterior e Perspectivas para as Micro e Pequenas Indústrias, com o consultor Johann Wolfgang Schneider. Ele é diretor fundador da Schneider & Associados Consultores, empresa especializada em marketing estratégico, negócios internacionais e comércio exterior. Schneider possui mais de 20 anos de experiência em negócios internacionais, pesquisas de mercado, marketing estratégico e internacional, com trabalhos realizados na Europa, EUA, América Latina e África, nos setores de confecção, alimentos e bebidas, móveis, utensílios domésticos, Comércio Justo, entre outros.
Outro ponto alto da programação é a apresentação da Feira de Alimentos e Bebidas de Miami, um dos principais eventos de alimentos e bebidas dos EUA, com alcance significativo no mercado da América Central. A feira ocorrerá nos dias 14 e 15 de novembro, em Miami. Na edição de2010, mais de 7 mil compradores de 83 países visitaram a feira, gerando cerca de U$ 158 milhões em vendas. Esta é a segunda vez que o Brasil participa do evento. A exposição
oferece às empresas de diversas partes do mundo a chance de lançamento e apresentação de seus produtos para o mercado americano, além de reuniões entre expositores e visitantes.
Na ocasião, também haverá o lançamento do livro Comércio Exterior: Oportunidades e Desafios, organizado pelos professores Andréa Freire de Lucena, Cláudia Carvalho, Dnilson Dias e pelo gerente do CIN, Plínio Viana. A publicação é resultado das análises e discussões da pesquisa Política Comercial Estratégica em Goiás: Oportunidades e Desafios, que procurou diagnosticar os entraves à exportação e os motivos das importações, para propor ações que permitam ao governo gerir, de maneira articulada, a atividade no Estado.
O livro se divide em três partes. A primeira discute os seis eixos de estudo definidos pela pesquisa – ações governamentais, promoção comercial, financiamento, tributação, pesquisa e desenvolvimento e logística. A segunda parte analisa outros aspectos do comércio exterior e a última mostra os resultados da coleta de dados.