embaixador

UFG - Câmpus Goiás recebe o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos

Iniciativa faz parte do projeto "Paisagens de Aquém e Além Mar - Ensaios  sobre  Paisagem:  Portugal  e  Brasil" 

Nos dias 16 e 17 de outubro,  a Universidade Federal de Goiás – Câmpus de Goiás receberá o  embaixador  Luís  Faro  Ramos  e  a  embaixatriz  Maria  Cristina  Ramos.  O  embaixador  virá  acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos, e de Alexandra  Pinho, diretora do Instituto Camões. 

A iniciativa da visita surgiu a partir da experiência do projeto "Paisagens de Aquém e Além Mar - Ensaios  sobre  Paisagem:  Portugal  e  Brasil"  (https://www.fc.up.pt/paam/).  O  projeto  é  coordenado pela Universidade de Goiás e pela Universidade do Porto, em parceria com outras  instituições nacionais e portuguesas. 

A  agenda  da  visita  foi  construída  de  forma  coletiva  pela  Coordenadoria  de  Assuntos  Internacionais da UFG- Campus Goiás, pela prefeitura de Goiás e também pela comunidade. Está  prevista uma visita pela cidade, percorrendo alguns dos principais pontos históricos. Após a visita,  haverá um jantar típico villaboense, com diversas apresentações culturais. 

Na segunda-feira (17/10), às 8h30, o embaixador irá ministrar uma palestra, aberta ao público  geral, tratando de diversos temas: cooperação, cultura, investimentos em ciência, tecnologia e  ensino superior. Em seguida, a comitiva será recebida na prefeitura e conhecerá mais sobre a  participação  do  município  no  projeto  "Inova  Juntos",  que  visa  fomentar  o  desenvolvimento  urbano integrado, em consonância com a Nova Urbana (NAU) e os Objetivos do Desenvolvimento  Sustentável (ODS).  

O projeto é fruto de uma parceria entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas. No  último semestre, representantes de municípios portugueses que integram o projeto realizaram  uma visita à UFG – Câmpus Goiás. 

Há uma grande expectativa da UFG com relação à visita, que é vista como uma oportunidade de  ampliar  a  internacionalização  com  países  de  língua  portuguesa,  para  além  dos  programas  de  mobilidade internacional. 

A visita será um marco importante para a Cidade de Goiás, que foi reconhecida como Patrimônio  Mundial pela UNESCO, em dezembro de 2001, justamente por ter forte influência lusofóna.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional Goiás