Um bom Natal

Um bom Natal

Cidade celebra o Natal com atrações que trazem mais encanto e magia para o fim de ano com a participação de alunos e apresentação de tradições natalinas

Roseneide Ramalho

 

Olhares atentos e feições de expectativa. Por todos os lugares, elementos que encantam crianças e emocionam os adultos. Cheio de luzes, cenários revelam a magia do Natal com anjos, estrelas, árvores, bolas e música em reverência ao menino Jesus.
Em diversos pontos da cidade, dezenas de famílias entraram no clima natalino com inúmeras ações promovidas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Além de ruas e praças iluminadas, a celebração ficou completa com apresentações da Cantata de Natal e atrações do Festival Educacional e Cultural de Tradições Natalinas (Festinoel).
O acendimento das luzes na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, realizado pelo prefeito Paulo Garcia no início do mês, marcou a chegada dos festejos.
O local que recebeu mais de um milhão e meio de lâmpadas, segundo dados da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), foi palco da estreia da Cantata de Natal e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Os festejos seguiram com oito apresentações da Cantata de Natal, coral composto por alunos da rede municipal de Educação (RME), em shoppings, instituições públicas e praças de Goiânia e também da região metropolitana.
Já o Festinoel apresentou a Mostra Natalina com exposições e música ao vivo em edições simultâneas na Praça da Divisa, no Jardim Curitiba IV, e no Parque Flamboyant, localizado no Jardim Goiás.
O prefeito Paulo Garcia destacou a importância da programação. “É um momento em que as famílias realizam uma reflexão sobre o ano que termina e fazem uma projeção do que desejam alcançar para o próximo ano. Fico muito feliz em fazer parte dessas celebrações e, por meio da Prefeitura, proporcionar esses momentos”, comenta.

Músicas para o Natal

A Cantata de Natal integra as ações do projeto Vozes em Canto que realiza, junto às unidades educacionais, diversas atividades na área da Cultura. O coral, composto por cerca de 900 crianças que se revezam nos dias de exibição, já é tradição nas comemorações natalinas da cidade.
O projeto é dirigido e regido pela professora e apoio técnico-pedagógico do Departamento Pedagógico da SME, Gisele Alves Ramos. Segundo ela, o coral proporciona a educação integral do aluno, não somente com a aquisição de conceitos, técnicas e habilidades, mas com o desenvolvimento da sensibilidade, do potencial criativo e da socialização.
Os alunos são divididos conforme o timbre da voz, explica Gisele. “Separamos em dois grupos: contraltos, que são as vozes mais agudas, e sopranos, que têm um tom mais grave”. Há ainda apresentações de solistas.
A secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, fala sobre a relevância do projeto. “A Cantata é certamente uma das ações mais prazerosas para os educandos e para a população, que tem várias oportunidades de assisti-la. É um momento único em que a RME pode socializar com o goianiense essa iniciativa de incentivo à cultura”, afirma.
A corista Mariana Belarmino Nunes, 10 anos, aluna da E. M. Dona Belinha, relata que foram meses de ensaio antes das apresentações e que venceu a timidez ao se apresentar para tantas pessoas. “Cantar no Natal é muito especial, pois é uma época de paz, luz e felicidade. O coral leva um pouco de alegria para toda a cidade”, completa ela.
Já a moradora do Setor Central, Regina Borges, levou os filhos para conferir a iluminação da cidade e assistir a uma das apresentações do coral. “O que eu mais gosto, particularmente, é da atmosfera natalina que se cria, principalmente na hora da Cantata”, frisou.
As apresentações da Cantata ocorreram nos principais shoppings de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Praça Tamandaré, Praça da Divisa, Faculdade de Educação da UFG e Vigilância Sanitária Municipal.
Para a regente do coral, a realização do evento nos shoppings foi o grande diferencial deste ano. “Nos shoppings, as apresentações ganharam qualidade musical. Ao contrário dos lugares abertos, como praças e parques, onde o som se espande, a acústica é melhor”, ressalta.
Outra vantagem, conforme relata Gisele, foi ampliar as oportunidades para as crianças do coral e diversificar o público. “Conseguimos prestigiar um público diferente dos outros anos e proporcionamos novas vivências para as crianças”, enumera.
O repertório da Cantata de Natal é composto por nove canções nacionais que trazem mensagens de paz, amor e fraternidade. São elas: Estrela Brilhante, O Natal é Tempo, Um Natal bem Lindo, Anoiteceu, Ser de luz, Bom Natal, Marcas do que se foi, Noite Feliz e Desejamos um Feliz Natal.

Tradição

Papai Noel dando boas-vindas e diversas atrações para acolher os visitantes. Assim a população goianiense foi recebida durante o Festival Educacional e Cultural de Tradições Natalinas (Festnoel).
O projeto foi realizado entre os dias 15 e 24, simultaneamente, no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás e na Praça da Divisa, no Jardim Curitiba IV.
A programação diária incluiu a chegada do Papai Noel, visitação ao presépio, exposição com o tema “Nasceu o menino Jesus”, apresentações musicais, peças de teatro, celebração religiosa, exibição de filmes, Festa do Panetone e show de fogos.
De acordo com a organização do evento, aproximadamente 20 mil visitantes passaram pelo local nos dez dias de programação.
A produtora do evento, Joana Cruz, informou que, mesmo nos dias mais chuvosos a população marcou presença nos dois pontos de atendimento.
O festival teve como objetivo reviver as tradições natalinas e gerar integração entre as pessoas, além de apresentar novas possibilidades de produções educacionais e culturais.
Segundo o Chefe da Divisão de Estudos e Projetos da SME, Marcos Pedro da Silva, o Festival inova ao levar programações natalinas para diferentes regiões da cidade.
“A proposta é de grande importância por proporcionar à comunidade goianiense acesso às festividades de Natal, sobretudo, por descentralizar essas atrações culturais e artísticas, dando oportunidade aos moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade”, ressalta.