Precoces campeões olímpicos
Precoces campeões olímpicos
Estudantes do Ensino Fundamental também se destacam nas Olimpíadas de Conhecimentos
Raphaela Ferro
Quem acredita que as Olimpíadas das mais variadas disciplinas são exclusividade do Ensino Médio está equivocado! A estudante Isabella Mendes de Souza Jorge é prova concreta disso.
Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Expovest, ela já conquistou três medalhas. No ano passado, faturou a medalha de bronze na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática e, este ano, o objetivo era, no mínimo, repetir o feito, mas em outra área.
E ela conseguiu! Na fase estadual, recebeu a medalha de ouro com a primeira colocação na Olimpíada Brasileira de Física. Colega de sala de Isabella, Leonardo Ordones Almeida também se classificou para a fase final, como segundo colocado.
Além deles, outros 70 alunos goianos foram premiados nesta etapa. Entre os goianos, apenas o aluno Pedro Garcia, do Colégio da Polícia Militar de Goiás Cezar Toledo, de Anápolis, conquistou medalha de Ouro na fase nacional. Ele ganhou Menção Honrosa.
Isabella conquistou medalha de bronze. O segredo da jovem estudante? Curiosamente ela diz que não faz ideia!
Delicada, a menina considera todas as vitórias uma surpresa. “Eu não imaginava ficar em primeiro lugar no Estado, porque o primeiro contato com a Física é no 9º ano. E antes de sabermos o que é, já pensamos que é difícil”.
Mesmo assim, ela afirma não ter dificuldade em nenhuma disciplina, principalmente na área de Exatas.
Goiás é destaque
Um detalhe que faz toda a diferença é o apoio que Isabella recebe dos pais. “Desde o maternal”, segundo ela. A vantagem de participar de Olimpíadas de conhecimentos e concursos, para ela, é ter a experiência de estar sob pressão. “É uma forma de adaptação para o vestibular e se sentir mais tranquila na hora da prova”, explica.
Isabella e Leonardo não foram os únicos goianos a participarem da fase nacional da Olimpíada de Física. Dentre os estudantes de 9º ano e do Ensino Médio, foram 123 classificados.
Só do 9º ano, 37 goianos fizeram a última prova. Segundo o coordenador regional da Olimpíada, professor José Rildo de Oliveira Queiroz, Goiás foi este ano o quarto Estado com maior número de inscritos.
Foram 16 mil participantes. “Goiás foi também o quinto Estado com maior número de classificados para a terceira fase.
Então, proporcionalmente, é plausível que tenhamos maior chance de ter medalhas de ouro, prata e bronze”, avalia Rildo.
A parte ruim? O professor diz que a imensa maioria dos inscritos que chega à fase nacional é de escolas particulares.
Saiba mais
* A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é realizada em três etapas. A primeira é feita
nas escolas por meio de uma prova de múltipla escolha. A correção é de responsabilidade dos próprios professores.
A segunda é realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde os estudantes são avaliados por meio de uma prova discursiva. A correção e o ranking é de responsabilidade do Instituto de Física da UFG.
A terceira também é feita na UFG e é mais difícil por envolver prova discursiva e prática. Isabella conta que a prova prática envolveu o tema Magnetismo. “Nos deram uma bússola, um magneto e foi bem difícil, porque nunca tivemos contato com o assunto”. Nesta etapa,
* correção é feita por uma comissão nacional de São Paulo.
Estágio
Rede pública
Em São Paulo, experiência pública de antecipar o contato dos futuros educadores com a sala de aula começa a se fortalecer. Por iniciativa do governo estadual foi criado o programa Residência Educacional, que estimula os estudantes das licenciaturas a fazerem estágio nas escolas da rede. Mackenzie, Unifesp, PUC SP, UFSCar e UFABC já são parceiras do programa. Em 2012, USP, Unicamp e Unesp prometem também aderir.
Prêmio
Inclusão
Para estimular as escolas públicas de Educação Básica, o MEC criou o prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a Escola Aprendendo com as Diferenças. O prazo de inscrições vai até março de 2012.
Serão premiados projetos de três escolas, três secretarias de Educação, três alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e três alunos do Ensino Médio. E também um projeto de escola da Educação Infantil.
O regulamento pode ser acessado no site www.mec.gov.br.