UFG e Sectec terão convênio para cursos de capacitação profissional

UFG e Sectec terão convênio para cursos de capacitação profissional

Iniciativa pretende valorizar mão de obra, devido à crescente instalação de montadoras em Goiás


O governador em exercício, Jardel Sebba (PSDB) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 5, com o reitor da UFG (Universidade Federal de Goiás), Edward Madureira, e o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad. O encontro pretendia avaliar a criação de um convênio para a realização de cursos de capacitação profissional para o setor metal mecânico, ministrado por professores de engenharia mecânica da universidade. A intensão da iniciativa é a capacitação de mão de obra especializada, devido à crescente instalação de montadoras em Goiás.

Mauro Faiad explicou que será criado um grupo que irá avaliar a viabilidade do curso, que irá atender, inicialmente, a demanda da região sudeste. “O setor produtivo da região está muito ligado à área metal/mecânica já que lá estão as fábricas da Mitsubishi e John Deere”, explicou o secretário. Entre os municípios da região está Catalão, onde o governador interino é pré-candidato a prefeito. De acordo com o secretário, a partir da abertura do convênio, o governo irá trabalhar para estender a parceria para as outras regiões do Estado.

Já o reitor Edward Madureira ressaltou o acordo como uma oportunidade de estreitar e fortalecer as parcerias entre governo, iniciativa privada e a UFG. Ele explicou que a previsão é de que os cursos sejam de pequena duração e de formação de mão de obra direcionados para o setor industrial. Além do convênio, o reitor afirmou que a reunião também tratou da construção de um acesso entre o campus da UFG de Catalão e uma área da universidade, localizada a três quilômetros do local, no qual a instituição de ensino pretende construir uma extensão.