Pílulas do Direito Imobiliário

Pílulas do Direito Imobiliário

 

FERNANDA CAMPOS

 

Investimento

 

As pessoas físicas têm investido em imóveis, ainda mais com um benefício tributário, o quer tem feito com que os instrumentos financeiros que tenham como lastro ativos imobiliários chamem cada vez mais a atenção dos investidores. A pessoa física que investe em certificados de recebíveis imobiliários (CRI) ou em quotas de fundos de investimento imobiliário (FII) é isenta do Imposto de Renda, o que tem elevado a demanda desses papéis entre os investidores de alta renda. Essas vantagens estão fazendo com que o título imobiliário caia no gosto do investidor. (Fonte: Brasil Econômico).

 

Crescimento

 

Setor imobiliário brasileiro deve continuar a crescer mesmo com crise na Europa. Essa é a avaliação de Romeu Chap Chap, do Secovi-SP, para quem os recursos disponíveis para financiamento são 20% maiores em 2012 e demanda por imóveis ainda é alta. A turbulência econômica na Europa, apesar da sua dimensão, não deverá afetar o ritmo de crescimento do mercado imobiliário brasileiro em 2012. (Fonte: PINIweb).

 

Fundos Imobiliários

 

Com cada vez mais opções disponíveis de fundos imobiliários, muitos investidores ficam na dúvida em relação à melhor escolha: investir diretamente em imóveis ou aplicar por meio desses fundos? Existem algumas vantagens em investimentos em fundos imobiliários comparados à compra de imóveis. (Fonte: InfoMoney).

 

Mercado imobiliário espera crescimento moderado em 2012

 

Mesmo com expectativas mais contidas para a economia neste ano, corretores e líderes de entidades do ramo imobiliário creem em expansão, incluindo a cidade de São Paulo, maior mercado do País. Uma das justificativas, segundo eles, é o ainda considerável déficit habitacional. (Fonte: O Estado de S. Paulo)

 

Brasil vira 2º melhor mercado imobiliário

 

O boom de construções no Brasil passa a ser a principal novidade no mercado imobiliário mundial e o País se transformará em 2012 no segundo lugar mais atraente para investidores estrangeiros, superando a China e toda a Europa. Uma pesquisa publicada ontem pela Associação de Investidores Estrangeiros no Setor Imobiliário (Afire, sigla em inglês), apontou ainda São Paulo como a quarta cidade mais atraente para aplicações em imóveis entre as grandes metrópoles internacionais no ano. ( O Estado de S. Paulo)

 

* Rodrigo Cury Bicalho é advogado especializado em Direito imobiliário, formado pela Universidade de São Paulo – USP – Largo de São Francisco em 1990. Integra o Conselho Jurídico do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo - Secovi/SP; é Coordenador Geral e Professor do Curso de Especialização em Direito Imobiliário Empresarial do Secovi/SP; Professor de Direito Imobiliário do Curso de Pós-Graduação MBA da Escola Politécnica da USP - “Tecnologia e Gestão na Construção Civil”; Coordenador e Professor de Direito do Curso de Pós Graduação em Negócios Imobiliários da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado; Autor de diversas palestras e artigos publicados em jornais e revistas especializadas.

* Luciano Mollica é advogado especializado em Direito Imobiliário, Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP - Largo de São Francisco em 1999; Mestre em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP; Doutor em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP; Professor de Direito Imobiliário no MBA em Gestão de Negócios Imobiliários da UNIADEMI - GO, em parceria com a Universidade Federal de Goiás – UFG; Integra da Comissão de Produtos Financeiros Imobiliários do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo - Secovi/SP; é membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual.