Do básico ao universitário
Do básico ao universitário
Informatização na rede e investimentos em infraestrutura que vão desde a educação básica à universitária. É assim que começa o ano de 2012 em Aparecida de Goiânia.
As primeiras ações podem ser vistas pelos pais dos alunos da rede municipal já no início do ano letivo, pois foi instalado um software de gerenciamento administrativo nas escolas. Com o novo sistema, os professores, que agora contam com um notebook para trabalhar, poderão lançar as aulas, notas e frequências diretamente na rede, agilizando o processo e eliminando os antiquados diários de papel.
O novo sistema ainda vai oportunizar aos responsáveis o acesso às informações do aluno. “Os pais vão poder acompanhar a vida escolar do filho, receber informações, como nota e frequência ou qualquer recado ou convite da escola,” comemora o secretário municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Domingos Pereira.
Além da informatização, a secretaria vai concluir as reformas e ampliações das escolas e CMEIS inciadas no ano passado. “Em 2012 nós vamos entregar as 15 escolas restantes, concluindo as reformas de todas as unidades do município,” garante o secretário.
Mas como a rede não para de crescer, também serão entregues este ano, em fevereiro, duas novas unidades escolares para Aparecida de Goiânia. As escolas possuem estrutura completa, contando com 12 salas de aulas, ginásio, refeitório, biblioteca e miniauditório.
Os estudantes aparecidenses que sonham com uma qualificação profissional também têm motivos para comemorar a chegada de 2012. Neste ano, serão instalados no município dois campus universitários: um do Instituto Federal Goiano (IFG) e outro da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A construção do IFG de Aparecida acontece em etapas, sendo que a primeira será inaugurada em abril. Com 12 salas de aula, 12 laboratórios, 1 biblioteca e bloco administrativo, a unidade receberá inicialmente 90 alunos, mas sua capacidade final será de 5 mil estudantes.
As inscrições para o seu primeiro processo seletivo estão abertas até nesta quinta-feira, dia 19. Os cursos oferecidos são de Edificações, Química e Agroindústria, sendo que todos são cursos técnicos concomitantes com o ensino médio.
Já a UFG aparecidense vai demorar um pouco mais, mas a intenção de Domingos Pereira é começar as obras ainda no primeiro semestre. “ O prefeito fez o convite para a presidente Dilma Rousseff estar presente na inauguração do IFG. Queremos aproveitar a vinda dela para lançar a pedra fundamental do campus da UFG,” explica o secretário.