Diálogo e Aprimoramento

Diálogo e Aprimoramento

Construção de novas escolas, reforma e ampliações, melhoria salarial e formação continuada foram algumas das ações da Prefeitura de Goiânia que refletiram na melhoria da Educação no ano que passou.
Para manter a qualidade dos atendimentos prestados, a Se­cretaria Municipal de Educação (SME) começa 2012 focada na profissionalização, por meio do estudo da teoria vinculado à prática. Como resultado, espera-se produzir novos conhecimentos, promover troca de saberes e estimular a repensar, analisar, refletir e refazer a prática pedagógica.
A fim de priorizar a formação dos profissionais da rede municipal de Educação (RME), ocorre, entre os dias 17 e 20, a VI Jornada Pedagógica, com atividades realizadas no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e na Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), localizados respectivamente, no setores Central e Leste Universitário.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, o momento completa a política de formação continuada desenvolvida pela Educação municipal.
“A realização da Jornada coroa o processo formativo desenvolvido pela SME nos últimos anos. Ao lado das ações sistemáticas que oferecemos, é possível potencializar o trabalho pedagógico e administrativo, resultando em exemplos de sucesso, conquistas e transformações”, afirma a secretária.
O tema do encontro, “Apren­diza­gem e Desenvolvimento: um diálogo em Rede”, é um incentivo ao debate acerca da prática pedagógica, necessidade formativa e situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em todas as etapas e modalidades da Educação Básica.
“A Secretaria Municipal busca focar em ações de formação e acompanhamento con­tinuado, a partir do diálogo entre professores e servidores, na intenção de melhorar o processo ensino-aprendizagem”, explicou Pe. Francisco Prim, diretor do De­partamento Pe­dagógico (Depe) da SME.
Na programação constam conferências, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais. Segundo Abigail Rodrigues, diretora do Centro de Formação dos Profissio­nais da Educação (Cefpe) da RME, a Jornada configura-se como uma oportunidade de desenvolvimento e valorização profissional.
“É um momento para qualificação, por meio de um estudo sistematizado, interação e socialização dos gestores, professores e servidores administrativos que estão a serviço da Educação”, ressalta.

Minicursos
Ao todo, foram disponibilizadas 2,2 mil vagas, por meio de inscrições realizadas pela internet, no Portal da Prefeitura de Goiânia. Os participantes puderam escolher duas das 64 formações oferecidas.
As oficinas são organizadas em doze diferentes eixos temáticos, cujos conteúdos versam sobre arte e educação, educação ambiental, educação sexual e de gênero, educação inclusiva, educação especial e outros temas.
A seleção dos minicursos ocorreu mediante envio, por parte dos professores e servidores administrativos da RME, de propostas. Critérios como relevância, pertinência, articulação com as Propostas Político-Pedagógicas da Rede, entre outros, foram analisados para decisão final.
O professor de Educação Física, Marcos Flávio Mércio de Oliveira, teve sua proposta de formação, voltada para educadores e servidores administrativos do Ensino Funda­mental, aprovada.
Com o tema “Formação de trabalhadores em educação para a prevenção ao uso indevido e abusivo de drogas”, Marcos pretende promover a capacitação inicial dos profissionais para identificar e encaminhar os casos de uso de drogas pelos educandos.
“A Jornada Pedagógica é uma oportunidade de socialização do trabalho desenvolvido na escola. Além de amplificar a experiência, esperamos contribuir para o enfrentamento dessas ocorrências”, afirma o professor.
Ao final da Jornada, os participantes e formadores recebem certificados com carga horária de 40 ho­ras/aula, autorizados pelo Conselho Municipal de Educação de Goiânia.

Outras edições
A Jornada Pedagógica, realizada a cada dois anos, teve sua última e­di­ção em 2006, devido a adoção de ou­tras modalidades de ações formativas.
Para Abigail Rodrigues, a retomada do projeto no calendário da Educação Municipal reafirma a política de formação continuada pregada na atual gestão.
“A jornada é um importante mo­mento formativo e se constitui em movimento dialógico entre conhecimentos acadêmicos e fazeres pedagógicos produzidos e reinventados cotidianamente nas instituições da Rede”, defende a diretora do Cefpe.
Rosalma Regina Pereira, arte e­du­cadora da RME, participou da IV edição, em 2004. Segundo ela, desde então o evento mobiliza um grande quantitativo de servidores e promove encontro de saberes e confraternização entre os profissionais, com pe­quenas diferenças da edição atual.
“Naquela Jornada havia palestras, ministradas a todos os presentes, painéis (palestras para menos pessoas, contemplando as modalidades da Educação Básica) e os minicursos, assim como são hoje”, disse Rosalma.
Para o apoio técnico-pedagógico do Depe da SME, Paula Regina de Araújo Silva, que ministrou uma dessas formações, a Jornada Peda­gógica enriquece o participante.
“Primeiramente, a gente ganha ao conhecer outras pessoas, realidades e experiências. Ganha também ao trabalhar em conjunto e ao planejar e estudar o minicurso. É, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento profissional”, avalia Paula.


Programação

17 de janeiro de 2012 - Terça-feira
Local: Teatro Rio Vermelho – Centro de Convenções de Goiânia
* 7h - Credenciamento e retirada do material
* 8h - Abertura Oficial
* 8h15 - Apresentação Cultural
* 9h15 - I Conferência "Aprendizagem e Desenvolvimento Humano na Perspectiva Histórico-Cultural"
Prof . Dra. Andrea Vieira Zanella - Faculdade de Educação da UFSC
* 14h - Apresentação Cultural
* 14h30 - Mesa Redonda "Educação Básica - Perspectivas e Desafios"
Prof. Dr. Cesar Aparecido Nunes – Faculdade de Educação da UNICAMP
Prof. Dra. Clélia Brandão Alvarenga Craveiro – PUC - GO
Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado – Faculdade de Educação da UFG
Coordenação: Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira - CEFPE/SME
* 19h - Atividade Cultural: Circo Lahetô, com o espetáculo "História de Goiás no Picadeiro"

18 de janeiro de 2012 - Quarta-feira
Local: Teatro Rio Vermelho – Centro de Convenções de Goiânia
* 8h - Apresentação Cultural
* 8h30 - II Conferência "Educação e Sociedade no Contexto Midiático"
Prof. Dra. Simone Tuzzo - Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - FACOMB - UFG
* 14h - Apresentação Cultural
* 14h30 - III Conferência "Aprendizagem do Adulto Professor e sua Formação Profissional"
Profª Dra Vera Maria Nigro de Sousa Placco - Faculdade de Educação da PUC – São Paulo

19 de janeiro de 2012 - Quinta-feira
Local: PUC - Goiás – Área I
Minicurso 1* - de acordo com a inscrição
* Matutino: de 8h às 12h
* Vespertino: de 14h às 18h
* Registro de frequência no minicurso: Matutino – 7h30 às 8h
Vespertino – 13h30 às 14h

20 de janeiro de 2012 - Sexta-feira
Local: PUC - Goiás – Área I
Minicurso 2* - de acordo com a inscrição
* Matutino: de 8h às 12h
* Vespertino: de 14h às 18h
* Registro de frequência no minicurso: Matutino – 7h30 às 8h
Vespertino – 13h30 às 14h
Entrega dos certificados às 18h.