Seleção menos confusa
Seleção menos confusa
A divulgação do resultado da 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2012 está prevista para este domingo, 15 de janeiro. 1.681.402 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 108.522 vagas do 3.327 cursos disponibilizados pelas 95 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao sistema proposto pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre eles estão as estudantes Paola Marsura, de São Paulo, e Bianca Soares, de Caldas Novas. A primeira busca conquistar uma vaga para o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enquanto a segunda almeja uma das vagas do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Paola conta que não encontrou grandes problemas para se inscrever, principalmente considerando o que aconteceu no ano passado. Ela conseguiu uma vaga para Enfermagem, mas teve dificuldade com o sobrecarregamento do site e embaralhamento de notas. “O site melhorou um pouco este ano, ficou menos confuso”, afirma.
A opinião de Bianca é semelhante. Ela também participou do Sisu em 2011, mas somente para teste, já que ainda cursava o 2º ano. “Como ano passado teve transtorno para conseguir fazer a inscrição (o site ficava constantemente congestionado), esse ano fiz minha inscrição no momento em que o site ficou disponível, meia-noite”, conta a estudante. Bianca também não teve maiores problemas.
A expectativa de ambas é enorme. “Apesar de ainda restar um sentimento de receio pelas notas, a expectativa é enorme, pois o Sisu praticamente monopolizou o ingresso nas faculdades federais”, analisa Paola.
Mesmo assim, ela e Bianca não apostam só na seleção do MEC para entrar na universidade. “Embora eu acredite que o Sisu seja bastante eficiente, fiquei com dúvida de esperar somente nele e decidi prestar o vestibular tradicional também”, considera a goiana.
Enem
Com o site do Sisu normalizado, os maiores receios dos vestibulandos permanecem nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consideradas para a classificação na seleção. “Lembro que no dia da minha prova os fiscais ficaram conversando, coisas absurdas foram toleradas. E até por ter certa experiência em grandes vestibulares, afirmo que o Enem é o mais desorganizado deles”, critica Paola.
A paulista já fez o exame três vezes e acredita que ainda não viu uma edição totalmente limpa e honesta com os estudantes. Mesmo concordando que há muito o que melhorar para que o Enem seja respeitado, Bianca acredita que o exame representa uma forma mais democrática de acesso ao ensino superior.
Matrícula
Novos alunos
Até o próximo dia 18 de janeiro, novos alunos interessados em entrar na rede pública estadual de Educação terão prazo para solicitar vaga pelo site www.matricula.go.gov.br ou pelo 0800-940-0878. Para fazer a solicitação da vaga, a pessoa tem de fornecer o nome completo do aluno, da mãe e do responsável, data de nascimento do aluno, curso, ano e turno que deseja estudar e ainda apontar três escolas estaduais de preferência. São considerados novos alunos os que chegam de outros estados, os que estão saindo das redes municipais ou federal e, ainda, os que abandonaram os estudos em qualquer tempo e ano letivo. Para entrar na rede estadual, o aluno deve ter seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2012. Já para obter vaga no período noturno, o estudante deverá ter, no mínimo, 14 anos completados até 18 de janeiro de 2012.
Calendário
Reinício das aulas
As secretarias estadual e municipal de Educação já divulgaram o calendário escolar para 2012. Na rede pública estadual, os alunos veteranos que renovaram a matrícula e os novos alunos que solicitaram vagas devem ficar atentos, pois as aulas têm início no próximo dia 18, quarta-feira. Este ano, serão 209 dias de aulas, e os dias de trabalho coletivo unificado serão intercalados com os conselhos de classe. O calendário da Seduc está disponível no site www.educacao.go.gov.br
Já na rede municipal, o cronograma marca o início do ano letivo no próximo dia 23, com realização do planejamento inicial, que neste ano terá a participação de professores, pais e alunos. Até o dia 21 de dezembro, quando ocorrerá o término das aulas, serão 200 dias letivos e 800 horas de trabalho com os cerca de 120 mil estudantes matriculados em instituições municipais. Além dos feriados e recessos previstos no decorrer do ano, o calendário, que já está disponível no site www.goiania.go.gov.br, define também as datas de eventos de importância da SME.