Saúde e UFG vão criar Centro de Excelência em Genética
Saúde e UFG vão criar Centro de Excelência em Genética
Portadores de doenças genéticas no Estado de Goiás terão assistência médica, hospitalar e laboratorial gratuitas. A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai criar o Centro de Excelência em Genética Humana. Na Secretaria o projeto é comandado pelo Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos – Leide das Neves Ferreira, criado na atual gestão e ligado ao gabinete.
Segundo o gerente do Centro de Genética, Rafael Souto, a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de Saúde serão responsáveis por encaminhar os pacientes para a realização dos exames de alta complexidade e para o atendimento. “O Centro de Excelência Leide das Neves é o único órgão do Estado envolvido em todas as fases do projeto, inclusive a que contempla a construção, que será no Campus II da UFG”, explica Souto.
Para a criação do Centro de Excelência em Genética Humana estão destinados R$ 10 milhões em recursos do Governo Federal. A primeira parcela, no valor de R$ 1 milhão, foi liberada no final do ano passado para o início das obras. O Centro de Genética contará com seis laboratórios de alta complexidade, consultórios médicos de psicologia, de fonoaudiologia, nutrição e de musicoterapia neurológica. “Esta parceria poderá mudar os rumos da genética em Goiás e, principalmente, o acesso dos radioacidentados aos procedimentos”, resume Rafael Souto.
Doenças genéticas Informações estatísticas do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC/DataSUS) mostram que no Brasil, no período de 2002 a 2008, foram registrados cerca de 135 mil nascidos vivos portadores de anomalias congênitas e cromossômicas. Nas malformações, as maiores incidências encontradas foram as deformidades congênitas do sistema osteomuscular (26%), deformidades dos pés, malformações congênitas do sistema nervoso, fenda labial e fenda palatina. Estima-se que em Goiás existam 540 mil habitantes necessitando de atendimento genético.