Abertas as inscrições para VII Curso de formação Profissional para Cinema

Estarão abertas na próxima segunda-feira, 02, as inscrições para o VII Curso de Formação Profissional para Cinema, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam). Interessados podem se inscrever até 30 de abril. O Curso será realizado entre 14 e 31 de maio.

A sétima edição dá continuidade ao segundo ciclo de formação do projeto, iniciado pelo Icumam em 2006. O Curso é destinado ao público iniciante que busca nas práticas de produção audiovisual qualificação no mercado cinematográfico goiano, como explica a coordenadora do Curso, Maria Abdalla.

Qualificação é o grande objetivo do Curso de Formação Profissional para Cinema. Em sua sétima edição, o projeto reúne profissionais atuantes no mercado cinematográfico nacional e tem como objetivo mesclar teorias e práticas de conhecimento com a finalidade de oferecer mecanismos para o desenvolvimento e consolidação do audiovisual goiano. O impacto na formação de mão de obra no mercado é significativo.”

Este ano, a técnica de som direto Gabriela Cunha, formada em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) ministra de 14 a 17 de maio a primeira oficina, Som Direto. O roteirista Di Moretti é responsável pelo módulo Roteiro Adaptado, entre 21 e 24 de maio. Ele é professor universitário e graduado em Rádio & TV pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A terceira oficina, Produção Executiva, fica a cargo de Sergio Kieling, jornalista especializado em cinema. Acontecerá entre 28 e 31 de maio.

As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições se prolongam até 30 de abril. Os participantes serão selecionados pelo Icumam e pelos ministrantes. A oficina de Som Direto apresenta conceitos básicos de som como fenômeno físico e como parte fundamental do discurso cinematográfico. Está divida em quatro partes que transitam pelo fundamento do áudio e da acústica, edição de som e mixagem, produção com poucos recursos e gravação de cenas com diálogo.

O módulo Roteiro Adaptado trará exposição da parte teórica da construção de um roteiro e aplicação de pequenos exercícios visando adaptação. As atividades serão baseadas em literatura, música e teatro. Formas de identificação das diferenças entre linguagem literária e cinematográfica e dificuldades ligadas ao processo serão abordadas.

Na terceira e última oficina, Produção executiva, aulas de orçamento, controle de despesas e trabalho em equipe. O ministrante fará um resumo da situação do mercado atual e explicará o passo a passo desde a ideia inicial do roteiro até a distribuição nacional e internacional do produto. Além disso, haverá uma análise técnica de orçamento e cronograma de filmagem e um resumo das principais leis de incentivo no País.

O VII Curso de Formação Profissional para Cinema tem patrocínio do Sebrae Goiás e parceria com o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). Conta desde a primeira edição, em 2006, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo, o que esperamos que aconteça também este ano. O projeto encontra-se em análise pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

As aulas serão ministradas no Centro Cultural da UFG, que fica na Avenida Universitária, no setor Universitário. As inscrições podem ser feitas pela internet (www.icumam.com.br). Serão oferecidas 30 vagas, 27 pelo Icumam e três pelos parceiros. Mais informações: (62) 3218.3779 ou www.icumam.com.br.

Evento: VII Curso de Formação Profissional para Cinema

Data: 14 a 31 de maio de 2012