Compromisso com a arte

Galeria da FAV/ UFG abre individual de Leonam Fleury

Rute Guedes

31 de maio de 2012 (quinta-feira)

O artista plástico Leonam Fleury é o convidado da Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) para uma retrospectiva de parte de sua premiada carreira. A exposição Istmo, que será aberta hoje às 10 horas, reúne obras do artista goiano produzidas de 1995 até este ano. Ao todo, a individual apresenta 20 peças e fica aberta à visitação pública até 28 de junho. A entrada é gratuita.

Como participa de salões de arte desde os anos 70, o artista brinca que esta é uma minirretrospectiva. Parte das peças vem do próprio acervo da UFG, contou Leonan Fleury durante uma pausa na montagem da exposição da Galeria da FAV, situada no Câmpus 2 da UFG. O conjunto traz trabalhos produzidos em duas residências artísticas em gravura na Inglaterra, uma em 1995 e outra em 2004. Porém, o artista também selecionou pinturas em outros suportes e técnicas. A exposição Istmoainda contempla composições em óleo sobre tela e têmpera sobre papel.

O título da exposição – Istmo –, esclarece o texto do catálogo, faz referência às abordagens das pinturas e desenhos e sua relação com os diferentes períodos em que foram produzidas, compondo uma mostra que propõe reuni-las sem a pretensão de uma retrospectiva, “mas colocando em perspectiva uma leitura da trajetória do artista”.

“São suportes e técnicas diferentes. Não gosto da palavra estilo”, disse ele quando perguntado pela reportagem sobre como definiria o seu trabalho. “Todo trabalho, até mesmo o do fotógrafo, consiste em desconstruir a realidade. Como isso acontece é uma questão bem pessoal”, tenta explicar. Leonan cita, por exemplo, a presença constante de animais em suas obras. “Não tem nada a ver com ecologia, bandeira, não gosto disso. Na verdade são referências à minha infância no meio rural. Tenho memórias de onça no quintal da nossa casa na fazenda e até de lobos. Sabia que o lobo-guará não é um lobo, mas uma espécie de raposa gigante? Acredito que cada um tem uma identificação com os animais. É algo que pertence ao inconsciente coletivo e as minhas pinturas estão apontando a relação dos animais com o psiquismo de cada indivíduo”, afirma Leonan. “É um impacto muito grande ver estes animais em seu hábitat natural e isso que vi há tantos anos me impressiona até hoje”, complementa.

IMAGENS EMBLEMÁTICAS

Outras figuras também chamam a atenção na individual, como bailarinas ingênuas, como aquelas de caixinhas de música, ou soldadinhos que evocam os contos de fada. “Na minha pintura eles não são representados de forma realista e têm mais a ver com os desenhos infantilizados do século 19 e que depois foram aproveitados por Walt Disney – foi o que ficou eternizado na nossa memória. São elementos emblemáticos que coloco no meu trabalho de uma forma ambígua”, explica.

Com um vasto currículo que inclui participações em eventos significativos das artes plásticas no Brasil e no exterior, como o Salão de Verão, no Rio de Janeiro, em 1973, e um prêmio no Salão Global da Primavera em Brasília, no mesmo ano, ou seja, quando era bem jovem, reconhecimento público e acadêmico não são novidade para o artista. Hoje, com obras suas compondo acervo de galerias do Brasil e Europa, ele lamenta que, nos dias atuais, Goiânia ainda não tenha um mercado de arte consolidado e que poucos artistas goianos consigam projeção e mercado no eixo Rio-São Paulo e também no exterior.

“Na verdade nem me preocupo muito com isso, tenho até certa dificuldade de ir atrás do mercado”, diz. “Para sobreviver, o artista, principalmente aquele que não está na mídia, no mainstream, tem que se virar para sobreviver com outras alternativas. Eu não consigo criar uma obra pensando em como vendê-la. Mas estou tranquilo. Jamais desistiria, tenho um compromisso com a arte e vou com ele até o fim”, assegura. No dia 4 de junho, segunda-feira, a FAV promove na galeria um encontro com o artista, aberto ao público, às 17 horas.

ExposiçãoIstmo

ArtistaLeonam Fleury

Datade hoje, a partir das 10 horas, até 28 de junho

LocalGaleria da FAV-UFG (Câmpus 2), ao lado do Conjunto Itatiaia.

Telefone: 3521-1445

Encontro com artista4 de junho às 17h na galeria

Entrada franca