Professores da UFG decidem voltar às aulas

Com o fim da paralisação, reitoria prepara calendário de reposições, que terá de ser aprovado em comissão. Vestibular deve ser adiado

Assembleia de professores da UFG em que foi aprovado o fim da greve

Chegou ao fim, ontem, a greve de professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em assembleia realizada pela categoria, a maioria absoluta de um total de 425 docentes presentes votou pela retomada imediata das aulas nos Câmpus Goiânia e Cidade de Goiás - os professores de Jataí deliberaram, na última terça-feira, pela continuidade da greve, e, em Catalão, até o início da tarde de ontem, ainda não havia uma decisão a respeito.

Com isso, as aulas na UFG, suspensas desde 11 de junho - na capital, desde o dia 18 -, terão início na próxima terça-feira, segundo informou ao POPULAR a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves. Ela também adiantou à reportagem que o vestibular de fim de ano, na instituição, deverá ser adiado.

Ontem à tarde, a pró-reitora reuniu-se com uma comissão responsável pela elaboração do Calendário Acadêmico na UFG para solicitar a elaboração de uma proposta de cronograma para a reposição de aulas e realização do próximo processo seletivo da universidade. De acordo com Sandramara, na segunda-feira o calendário de reposição das aulas perdidas no primeiro semestre será apresentado à Câmara de Graduação, para aprovação. Depois, a proposta também deverá ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da instituição. O mesmo deve ocorrer com a nova data a ser definida para o vestibular.

PRAZOS

“Todas as datas serão divulgadas na segunda-feira, após a discussão na Câmara de Graduação”, destacou Sandramara Chaves. “Temos 19 dias letivos do primeiro semestre a repor no Câmpus Goiânia e 23 no Câmpus Cidade de Goiás. Depois a comissão seguirá trabalhando, ao longo da semana, no calendário do segundo semestre”, acrescentou. A reunião será às 14 horas, no auditório do Instituto de Matemática e Estatística, no Câmpus 2.

Conforme a pró-reitora de Graduação da UFG, após a instituição cumprir os dias de aula que faltam para fechar o primeiro semestre letivo, um prazo deverá ser reservado aos professores para o lançamento de notas, assim como para o fechamento do sistema, o que inclui os procedimentos administrativos de fechamento do semestre. Na sequência, os coordenadores de curso deverão concluir a oferta de disciplinas para o segundo semestre letivo, antes da abertura das matrículas, procedimento previsto para meados de outubro.

“Dentro dessa expectativa, o segundo semestre letivo, na UFG, deverá ter início no fim de outubro”, argumenta Sandramara, lembrando que a instituição precisa cumprir, nesse período, um mínimo de cem dias letivos. “Nosso objetivo é garantir a reposição de aulas na íntegra e sem prejuízo para a qualidade do ensino”, completa. Em relação à matrícula dos calouros aprovados no último processo seletivo, o vestibular de meio de ano, a pró-reitora esclarece que, na segunda-feira, um novo edital deverá ser publicado com as datas e locais em que o procedimento ocorrerá, para cada um dos cursos oferecidos.

COLÉGIO

Os cerca de 680 alunos do Colégio de Aplicação da UFG (Cepae) também retornam às aulas na terça-feira. Na segunda, conforme a diretora Maria José Oliveira de Faria Almeida, haverá uma reunião com os diretores para organizar a reposição das aulas, que devem ocorrer aos sábados. Os alunos do último ano do ensino médio, em virtude do vestibular, poderão passar por um aceleramento de conteúdo que os deixem aptos para o processo seletivo às universidades.

A estimativa é que o semestre letivo que se inicia na terça-feira só se encerre em fevereiro de 2013. Durante a greve dos professores, cerca de 20 alunos pediram a transferência do Cepae e isso fez com que abrisse vagas para o colégio. Até o final do mês deve ser publicado o edital de sorteio para esses espaços. A definição da data e do método será dada na reunião de segunda-feira.

Fonte: O Popular