Festival divulga programação

Maria Abdalla: contribuição para a produção cultural

 

A mulher como sujeito no cinema brasileiro é o tema principal da 12ª edição do Goiânia Mostra Curtas, cuja programação foi divulgada na noite de terça-feira, no espaço cultural da Fnac, no Shopping Flamboyant. Dedicado ao curta-metragem brasileiro, o festival tem temática livre, mas a cada ano um assunto em especial é contemplado para uma mostra específica e serve como ponto de partida para algumas oficinas e debates. O 12º Goiânia Mostra Curtas será realizado de 2 a 7 de outubro no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita.

“Estamos completando 12 anos de realizações pela democratização audiovisual, qualificação profissional e formação de plateias para o cinema brasileiro. Ao longo desse período temos contribuído para a produção cultural no nosso Estado, sempre com ótima resposta do público”, comentou Maria Abdalla, organizadora do festival. “A janela se abre, mais uma vez, para a diversidade temática e de formatos do audiovisual nacional de curta-metragem, que se reinventa a cada obra e a cada exibição”, completou.

“Antigamente, era raro ver as mulheres na produção, direção e na realização de cinema em geral, a não ser como atrizes, mas hoje essa realidade mudou muito. Por isso quisemos uma mostra especial de filmes dirigidos por mulheres. Esta perspectiva não determina todas as atividades da Goiânia Mostra Curtas, mas permeia a programação através de oficinas, debates e homenagens”, explicou a coordenadora.

A jovem cineasta Juliana Rojas, codiretora do premiado longa Trabalhar Cansa e codiretora do curta Um Ramo, é uma das homenageadas do festival. Ela vai ministrar a oficina Direção: do Roteiro à Pós-produção e é um dos nomes da mostra especial Mulheres na Direção. Juliana também participa de debate com as cineastas Ana Luiza Azevedo, Claudia Priscila e Sara Silveira, a principal homenageada, uma das produtoras mais atuantes e respeitadas no cinema brasileiro.

A estrutura central do Goiânia Mostra Curtas permanece a mesma: Mostra Brasil, Mostra Municípios, Mostra Goiás e Mostrinha (dedicada ao público infantil). “No aspecto da formação profissional, além das tradicionais e sempre necessárias oficinas de direção e roteiro, estamos inovando com o minicurso Formatação de Projetos e Produção Executiva, um lado em que os realizadores locais ainda têm muita carência”, observa Abdalla.

Entre os encontros e seminários, o destaque vai para o Ancine: Audiovisual e Novas Perspectivas para a Produção Regional, que contará com a presença de Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine). “Será uma discussão muito importante, pois finalmente o processo para a regionalização da produção, com os diversos tipos de incentivos e programas, está saindo do papel, uma necessidade para alavancar o audiovisual de regiões como a nossa”, destacou.

Além de Manoel Rangel, Maria Abdalla chamou a atenção para outro convidado do evento, o premiado dramaturgo, roteirista e escritor Fernando Bonassi. Ela vai ministrar a palestra Vivências de Escritor e Roteirista Profissional. Ainda há vagas para algumas oficinas, mas as palestras não exigem inscrição prévia, estando sujeitas apenas à lotação. As atividades da 12º Goiânia Mostra Curtas serão realizadas no Teatro Goiânia, Centro Cultural Caravídeo, Centro Cultural UFG e Hotel Papillon. Informações:www.goianiamostracurtas.com.br.

 

Fonte: O Popular