Tricotando na cidade

Oficina ensina técnica do tricô para intervenções urbanas inusitadas, como vestir árvores, postes e orelhões

Do vestuário para as ruas, o tricô é matéria-prima para as intervenções urbanas que a artista Letícia Matos realiza Brasil afora. Essa gaúcha de 36 anos, que mora há seis em São Paulo, onde seu tricô já “vestiu” árvores, postes e orelhões, comandará amanhã dentro do 11º Vaca Amarela, no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, o projeto Tricôtarde, uma dobradinha com oficina gratuita de tricô e intervenção urbana.

Letícia conta que herdou a veia de tricoteira da mãe, quem também lhe ensinou a técnica. “Eu vou ensinar o básico nesta oficina. Depois, as pessoas podem se aperfeiçoar e fazer o que quiser, se expressar por meio do tricô de várias formas e sem limitações”, adianta. A proposta é que cada participante confeccione pompons feitos de tricô e coloque-os em espaços e locais da cidade.

Com quase 100 intervenções realizadas por ruas, parques e espaços diversos de São Paulo, Letícia conta que este trabalho começou em março deste ano, quando faltavam 13 dias para o seu aniversário. “Costumava me reunir com minhas amigas para ensinar a técnica, tricotar e discutir projetos. A primeira vez nos reunimos e levamos os pompons para uma árvore. No início, me propus a fazer um pompom por dia. Depois continuei o projeto sozinha, sem meta fixa”, explica a tricoteira, que é graduada em engenharia civil.

INTERVENÇÃO

A artista diz que a reação das pessoas, ao vê-la, por exemplo, em cima de uma árvore durante montagem com os pompons, são diferenciadas. “Fiquei impressionada como muitas pessoas param, ficam curiosas, perguntam, interagem. Já outras nem me enxergaram lá em cima e continuaram a andar apressadas”, revela.

Para Letícia Matos, o objetivo de seu projeto é reunir pessoas e promover a interação de pedestres com seus ambientes. Ela também quer chamar atenção para o resgate de trabalhos manuais num cotidiano marcado por virtualidade e numa época em que as pessoas passam muito tempo diante do computador e encontram-se menos com o outro.

Letícia Matos acredita que os pompons vêm para transmitir a sensação de carinho e aconchego por meio de uma arte simples e acessível a todos. O trabalho da artista trafega além da arte urbana, invadindo também o mundo do design. Ela conta que um dos trabalhos mais inusitados com o tricô foi em uma árvore de cobre, numa calçada em São Paulo. Sua arte também foi mostrada no formato instalação, numa galeria em Belo Horizonte, quando um pompom gigante assumiu papel de um óvulo. A artista já mostrou seu trabalho em cidades como Paraty, Inhotim, Porto Alegre e também na Argentina.

Ação: Oficina de tricô, com Letícia Matos

Data: Amanhã, a partir das 13h

Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1533, St. Universitário)

Material: Agulha de tricô e lã de cores diversas que devem ser levadas pelos participantes Inscrição:Gratuita (os interessados devem enviar e-mail com nome, telefone e RG paraoficinas.vacaamarela@gmail.com)