Aulas na UFG serão retomadas na terça-feira, dia 11

Decisão foi tomada em assembleia da categoria nesta sexta-feira. Aulas recomeçam na próxima terça-feira (11), segundo assessoria da UFG

Os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram, em assembleia nesta quinta-feira (6), encerrar a greve. A paralisação durou quase dois meses em Goiânia e quase três no interior. As aulas serão retomadas na próxima terça-feira (11), segundo assessoria de imprensa da UFG.

A assembleia, realizada no Centro de Eventos do Campus II da UFG, contou com 400 professores. Ao G1, a presidente da Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), Rosana Borges, disse que os docentes votaram pelo o retorno imediato ao trabalho. "Nem foi preciso fazer contagem dos votos. O contraste era muito grande. A maioria absoluta votou pelo fim da greve", explicou Rosana.

A paralisação atingiu mais de 20 mil alunos em todo o estado. A situação mais crítica é a do campus de Catalão, no sul de Goiás, primeiro a aderir à greve no dia 17 de maio. A cidade de Goiás parou as atividades no dia 4 de junho e Jataí, em 11 de junho. Em Goiânia, as unidades aderiram à greve de forma gradual, entre os dias 11 a 18 de junho.

Reajuste

Com a decisão de por fim à greve, os professores da UFG aceitaram o acordo assinado pelo governo federal e a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) no início de agosto. A proposta prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano.

O governo propôs também diminuir a quantidade de níveis da carreira de professor universitário, de 17 para 13. Ele alega que a reestruturação facilitaria a progressão dentro da profissão.