A importância do coordenador pedagógico no espaço escolar

Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho

Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, entretanto, para que se torne realidade são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuindo para um processo de qualidade. 
Nessa perspectiva, é preciso identificar as necessidades dos professores e, com eles, encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade. 
Esse processo é articulado pelo coordenador pedagógico. Cabe a esse profissional acompanhar as atividades pedagógicas e estimular os professores, porém, é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores. 
Hoje o coordenador é visto como alguém que acompanha a dinâmica das aulas dos professores e desempenho dos alunos; auxilia e orienta na metodologia de ensino; investe na formação dos professores; organiza eventos; orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola. 
Na verdade, ele se faz cada vez mais necessário porque professores e alunos necessitam de suporte. 
Dentro das diversas atribuições do coordenador, está o ato de acompanhar o trabalho docente e os projetos propostos, sendo responsável pela conexão entre os envolvidos na comunidade educacional. 
Ele precisa estar sempre atento ao contexto que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados. 
Mas essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações, a responsabilidades, o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória. 
Portanto, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. 
O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional. Entretanto, é necessário respeitar as diferentes perspectivas e aproveitar da pluralidade de ideias para indagar as possibilidades de erro, identificar e examinar as causas e consequências do que se passa na sala de aula. 
Faz parte do trabalho do coordenador pedagógico refletir, avaliar constantemente a prática pedagógica, a filosofia de ensino, bem como as atividades propostas e ações realizadas, buscando qualidade e coerência em sala de aula.  
Nessa trajetória, o coordenador precisa centrar o seu trabalho na ação humana, acreditar nas mudanças, possuindo assim a capacidade de aceitar e conviver com as diferenças. 
E, por último, estar atento ao saber fazer, ao saber pôr em ação por meio de métodos, metodologias e recursos didáticos, o seu saber, de tal forma que possa auxiliar de forma organizada e coerente a formação continuada do professor.

Rosemeire Barreto é graduada em Letras pela UCG, professora na rede particular de ensino, coordenadora pedagógica na rede estadual, mestre em Educação pela PUC/GO e especia-lista em Leitura e Produção de Textos pela UFG