Detran promove amanhã blitz educativa na GO-070

A partir de amanhã começa uma série de atividades como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que será realizada de 18 a 25 de setembro. A primeira delas será uma blitz educativa nesta terça-feira, dia 11, que vai abordar caminhoneiros no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na GO-070, que dá acesso à cidade de Inhumas. A atividade é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) de Goiás e visa esclarecer sobre a Lei 12.619/2012, que regulamenta a profissão de motorista e alerta para o tempo máximo de direção sem repouso. 

Educadores de trânsito vão distribuir cartilhas com os principais tópicos da lei, que entra em vigor na próxima quarta-feira, dia 12.  A abertura da Semana Nacional de Trânsito, no dia 18, será marcada pela palestra Mortalidade no trânsito, o problema da saúde no Brasil. O palestrante será o médico e professor da UFG Otaliba Libânio. O evento começa às 9 horas e será no auditório do Crer, localizado na Avenida José Monteiro, n.º1655, no Setor Negrão de Lima, em Goiânia.

O tema da Semana Nacional de Trânsito neste ano é  Não exceda a velocidade, preserve a vida. Em Goiânia, o número de infrações por excesso de velocidade subiu 140% nos primeiros sete meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Durante todo o ano passado, 510.178 infrações foram registradas no Estado. Neste ano, só até julho, foram lavradas 444.632 notificações pelo Artigo 218 do Código Brasileiro de Trânsito. A velocidade excessiva também figura entre as principais causas de acidentes. Durante a Semana de Trânsito, as blitze da Balada Responsável serão intensificadas e serão promovidas também ações educativas em shoppings da capital.

Para o presidente do Detran, José Taveira Rocha, é necessário que haja um esforço conjunto dos órgãos normativos e executivos de trânsito no sentido de conscientizar a população para os riscos da alta velocidade. Muitas vezes, a correria do dia a dia leva o condutor a desrespeitar as leis de trânsito com o intuito de “ganhar tempo”. Ele afirma que, para ganhar poucos minutos, alguns motoristas colocam em risco muitas vidas. Para iniciar as atividades da Semana Nacional de Trânsito, o Detran e o Cetran vão desenvolver uma  blitz educativa sobre a Lei 12.619/2012, que regulamenta a profissão de motorista e alerta para o tempo máximo de direção sem repouso. 

No dia 20, será realizado  seminário sobre a Lei 12.619. Já no dia 21 ocorrem simultaneamente o 1º Encontro Goiano de Gestores de Trânsito e o 2° Fórum Goiano de Gestores Públicos de Trânsito e Transporte.  Por meio de palestras, serão discutidos a atração de recursos, controle eletrônico de velocidade e mobilidade urbana, além dos avanços e desafios da municipalização. A Semana será encerrada no dia 25, com mais uma blitz sobre a Lei 12.619/2012, que desta vez será das 8 às 10 horas na GO-080, saída para Nerópolis.