Vestibular da UFG será realizado em janeiro

Câmara de Coordenação propõe que o primeiro semestre seja encerrado em 2 de outubro em Goiânia. Formaturas serão adiadas

Maria José Silva11 de setembro de 2012 (terça-feira)

O vestibular de 2013 da Universidade Federal de Goiás (UFG) terá a primeira fase realizada no dia 13 de janeiro do ano que vem e a segunda, nos dias 3 e 4 de fevereiro. As novas datas para o processo seletivo mais concorrido entre as instituições de ensino superior no Estado foram definidas ontem, durante reunião da Câmara de Coordenação da UFG, composta pelos coordenadores dos cursos de graduação da universidade. O encontro teve o objetivo de estruturar o novo calendário acadêmico da instituição, alterado em função da greve dos professores, realizada entre os dias 18 de junho e 6 de setembro.

O encontro da Câmara de Coordenação durou mais de duas horas. Ao final da reunião, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, informou ao POPULAR que a proposta será submetida à análise e aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da universidade. A equipe, conforme disse, preocupou-se em estabelecer as grandes datas, relativas aos eventos mais significativos. As datas de programações menores, entre as quais o período de inscrições ao vestibular, serão definidas ao longo desta semana.

CRITÉRIO

Sandramara Matias destacou que a Câmara de Coordenação levou em consideração para elaborar a proposta do novo calendário acadêmico o fato de que a paralisação foi realizada a 19 dias letivos para o fim do primeiro semestre em Goiânia e a 23 dias letivos para a conclusão do primeiro semestre na cidade de Goiás. Desta forma, o primeiro semestre reinicia hoje e termina no dia 2 de outubro, em Goiânia, e em 6 de outubro, na antiga capital do Estado. O período de 3 a 28 de outubro - relativo ao recesso dos estudantes - será reservado à realização de várias atividades na UFG, entre as quais digitação de notas, realização de procedimentos de rotina e matrículas de veteranos.

Pela proposta do novo calendário acadêmico, as matrículas dos calouros serão efetivadas entre 24 e 28 de setembro. Já as matrículas dos veteranos estão programadas para ocorrer no período de 16 a 19 de outubro. O segundo semestre tem início em 29 de outubro e encerra-se em 10 de março do ano que vem. Sandramara Matias afiançou que o novo calendário está preservando todos os dias letivos, sem prejuízos aos alunos. “Procuramos garantir a reposição de todos os dias parados e os procedimentos de graduação”, sublinhou.

Devido à greve, alunos de 28 cursos superiores - 15 deles ministrados em Goiânia - tiveram as datas de colação de grau alteradas. A pró-reitora de Graduação assinalou que as datas para as formaturas serão definidas ao fim do primeiro semestre. Ela antecipa que a paralisação também terá impacto nas colações de grau dos estudantes que estão concluindo o curso no segundo semestre.

NOVAS DATAS

Veja como ficou a proposta para o Calendário Acadêmico da UFG:

PRIMEIRO SEMESTRE

Reinício - hoje

Término - 2 de outubro em Goiânia

■ 6 de outubro na cidade de Goiás

■ Matrículas para o segundo semestre

■ Calouros - 24 a 28 de setembro

■ Veteranos - 16 a 19 de outubro

SEGUNDO SEMESTRE

Início - 29 de outubro

Término - 10 de março de 2013