Universidade Federal de Goiás muda calendário após dois meses em greve

As aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG) estão previstas para começar na terça-feira (11). Por causa da greve de professores e funcionários, que durou dois meses, o calendário da instituição vai mudar.

A universidade elaborou uma proposta de reposição de aulas que será apreciada por dois conselhos ainda nesta semana. O mês referência para a reposição é outubro, quando deve terminar o 1º semestre letivo e começar o segundo.

As férias de janeiro diminuíram e os alunos terão apenas intervalos no Natal, réveillon e na primeira semana no mês. O calendário do 2º semestre deve seguir até abril do próximo ano, quando começa o ano letivo de 2013. O vestibular, provavelmente, sofrerá alterações no cronograma.

“É inviável manter o vestibular na data prevista, que seria em novembro e parte em dezembro [de 2012]. Provavelmente, sendo aprovado pelos conselhos, o vestibular ocorrerá no mês de janeiro [de 2013]”, explica a pró-reitora de graduação da UFG, Sandramara Matias.

Para alguns alunos, mexer no calendário não ameniza os transtornos provocados pela paralisação. “É complicado porque temos uma carga horária muito pesada. Então, para repor, às vezes não tem nem horário”, alega o estudante da instituição David Faria.

Source: G1