Ano letivo na UFG só termina em março

Aulas retornam hoje, mas, por causa da greve, alunos terão aulas durante as férias e o calendário de 2013 só terá início em abril
ANGÉLICA QUEIROZ
Em 11/09/2012, 01:38

Após quase 100 dias de paralisação, os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) dos campus de Goiás e Goiânia voltam hoje às salas de aula. O calendário para reposição das aulas foi discutido ontem na Câmara de Graduação e ainda precisa ser aprovado em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa Extensão e Cultura (Cepec) que deve acontecer na sexta-feira. Segundo a pró-reitora de graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, serão necessários pelo menos três semestres letivos para que o calendário volte ao normal. Os campus de Jataí e Catalão não encerraram a greve e continuam sem aulas e sem previsão de retorno.

Sandramara adianta o que foi decidido na reunião de ontem e afirma que comumente o que é decidido na Câmara de Graduação costuma ser aprovado pelo Cepec. Segundo o que foi decidido, as aulas, que começam hoje, terminam no dia 12 de outubro. No dia 29, após período de divulgação de notas e matrículas, começam as aulas do segundo semestre letivo, inclusive para os calouros aprovados no último vestibular. Estes últimos devem comparecer pessoalmente na universidade para matrícula entre os dias 24 e 28 de setembro.

Para repor as aulas, os alunos não terão as tradicionais férias de três meses no fim do ano. A pró-reitora de graduação explica que as aulas do segundo semestre devem terminar no dia 22 de dezembro e retornar no dia 7 de janeiro. “Precisamos fazer dessa forma para garantir a reposição integral dos dias parados com qualidade e não prejudicar nossos estudantes”, ressalta. O segundo semestre de 2012 deve acabar dia 10 de março e o primeiro semestre de 2013 deve começar no dia 9 de abril. “Assim, as férias de julho também serão afetadas”, lembra a pró-reitora.

Vestibular
Até a data do vestibular do primeiro semestre de 2013 vai acompanhar o atraso no calendário. A primeira fase, que tradicionalmente ocorre em dezembro, só deve acontecer no dia 13 de janeiro de 2013. A segunda etapa, que costuma acontecer em janeiro, será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2013.

O campus de Catalão foi o primeiro a aderir à greve no dia 17 de maio. A cidade de Goiás parou as atividades no dia 4 de junho e Jataí, em 11 de junho. Em Goiânia, a paralisação foi feita de forma gradual entre os dias 11 e 18 de junho. O fim da greve na UFG nos campus de Goiânia e Goiás foi decidido por unanimidade na manhã da última quinta-feira durante assembleia da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg). O calendário discutido na Câmara de Graduação não vale para os campus que ainda estão com as atividades paralisadas – Jataí e Catalão.