Embrapa, Emater e UFG realizam curso de agricultura orgânica em Goiânia

Para dar aos agricultores de Goiás condições de atender à crescente demanda do mercado por produtos orgânicos, a Embrapa, Emater-GO e Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem um curso de Agricultura Orgânica, entre 24 e 28 de setembro, em Goiânia. O curso vai capacitar técnicos, para que repassem os conhecimentos adquiridos aos agricultores, de modo a estimular o desenvolvimento  dessa modalidade de cultivo no estado.

Com carga-horária de 40 horas e conteúdo teórico e prático, o curso – que será realizado no Centro de Treinamento da Emater-GO – Campus II, da UFG – é destinado aos técnicos da EMATER-GO (20 vagas) e público em geral (15 vagas). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 20 de setembro, por meio do link http://www.cecat.embrapa.br/capacitacao/cursos/agricultura_organica/ .

O conteúdo inclui os princípios da agricultura orgânica; planejamento, e orientação do agricultor para a transição agroecológica; práticas de cultivo e comercialização. Inclui, ainda, a normatização, legislação e certificação de produtos orgânicos.

Também está programada uma visita à cidade de Hidrolândia (GO), onde os participantes conhecerão a Escola Técnica em Agroecologia e a Fazenda Nossa Senhora Aparecida.

Os instrutores do curso são profissionais da Embrapa, UFG, Emater-GO e DF, ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Desenvolvimento Agrário (MDA), SEBRAE, Banco do Brasil e Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás (ADAO-GO).

Pesquisadores de dois Centros de Pesquisa da Embrapa – Arroz e Feijão (GO) e Hortaliças (DF) – atuam como instrutores. A coordenação é da Embrapa Estudos e Capacitação.