Fim da parceria

Sem ter pago ainda todos os artistas que participaram do evento no ano passado, Prefeitura perde apoio da UFG para a realização do festival

 

Edward Madureira: UFG só manteria a parceria se todas as irregularidades fossem sanadas

 

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) cortou a parceria com a Prefeitura de Goiânia para a realização da edição 2012 do festival de teatro Goiânia em Cena. O reitor da UFG, Edward Madureira, disse ontem ao POPULAR que iria comunicar a decisão ontem mesmo ao prefeito Paulo Garcia e ao secretário municipal de Cultura, Joaquim Jayme.

“Estamos nos retirando do Goiânia em Cena neste ano. Desde quando começaram as denúncias de irregularidades no evento foi dito que a UFG só manteria a parceria se 100% das pendências fossem solucionadas. Sabemos que as coisas estão se encaminhando nesse sentido, mas que alguns grupos ainda não receberam pela sua participação no festival de 2011”, justificou o reitor.

Só faltam dois meses para a realização do Goiânia em Cena, festival de teatro promovido pelo prefeitura, e o afastamento da UFG só piora a situação. Ainda há artistas que não receberam pela participação na edição do ano passado.

A organização do festival perdeu um parceiro importante como a UFG devido às irregularidades na administração da pasta em relação ao evento durante a gestão do ex-secretário municipal de Cultura Kleber Adorno. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Cultura, agora com o maestro Joaquim Jayme como titular, já marcou a data do festival: 18 a 28 de outubro. O período de inscrições é restrito: vai de 17 a 21 de setembro.

CACHÊS

Marci Dornelas, coordenadora-geral da mostra, disse que o objetivo é que até o fim da semana os grupos de teatro recebam seus cachês. “Devido às irregularidades nas empresas (contratadas como intermediárias para o pagamento dos cachês no festival anterior), que estão sendo investigadas, realmente há cinco ou seis grupos que ainda não receberam, mas o secretário está se empenhando ao máximo para resolver a questão até o fim da semana”, garante Marci.

Uma reunião com o prefeito Paulo Garcia está prevista para definir o orçamento do festival, além de um encontro entre o secretário e os artistas. “Iremos trabalhar de acordo com este orçamento para atender ao novo edital, que prevê que todos os participantes sejam pagos no ano da realização do evento”, explica Marci Dornelas. Ela reconhece a insatisfação da classe artística, não só em Goiânia, já que a notícia do calote se espalhou por outros eventos do gênero Brasil afora, e os prejuízos morais para a cultura da cidade. “A credibilidade do festival pode ficar abalada e ninguém quer isso, pois o Goiânia em Cena faz parte do calendário local e nacional e tem um público cativo”, afirma. Segundo a produtora, já estão reservadas pautas no Centro Cultural Goiânia Ouro, que é do município, e no Teatro Goiânia (da administração estadual).

Como em todos os anos, adianta Marci, apresentações nos principais parques da cidade serão mantidas. “Também vamos promover atividades como oficinas e seminários no Grande Hotel”. O Teatro Sesi, no Bairro Santa Genoveva, também deve se integrar ao festival, segundo ela. Para baratear os custos com passagens, o Goiânia em Cena, segundo a prefeitura, já confirmou a parceria com festivais de teatro em Londrina e Recife.

Source: O Popular