Cursos gratuitos de cultura digital no Gustav Ritter

A Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a ONG Casa da Árvore, oferece dois cursos gratuitos de cultura digital no Centro Cultural Gustav Ritter: Oficina de Vídeo de Bolso e Laboratório de Transmissão ao Vivo de Vídeo. Os cursos são destinados a jovens de 13 a 16 anos interessados em aprender a produzir e transmitir vídeos usando celulares e outros equipamentos digitais.

Serão duas turmas para a Oficina de Vídeo de Bolso, que vai abordar a criação de roteiro, gravação de áudio e vídeo, edição e montagem, compartilhamento e outras etapas da produção audiovisual. As atividades serão realizadas pela equipe do projeto Telinha de Cinema, da ONG Casa da Árvore. São cursos gratuitos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas.

Para a primeira turma da Oficina de Vídeo de Bolso, as inscrições vão de 17 a 20 de setembro. As aulas começam no dia 24 de setembro e terminam em 19 de outubro. As inscrições para a segunda turma vão de 15 a 18 de outubro, e as aulas têm início em 22 de outubro e término em 16 de novembro.

O Laboratório de Transmissão ao Vivo de Vídeo oferece a oportunidade de desenvolver habilidades para conceber, produzir e realizar transmissões ao vivo de vídeos para a internet a partir do uso de ferramentas livres e gratuitas. Os encontros serão realizados duas vezes por semana, das 14 às 17 horas, em dias a serem definidos. As inscrições vão de 12 a 14 de novembro, e a oficina começa no dia 19 e se encerra no dia 30 do mesmo mês.

GOIÁS CRIATIVO

Para o secretário Gilvane Felipe, a cultura digital é uma forte tendência dentro das políticas públicas e a Secult Goiás está estruturando essa política no Estado, dentro do plano Goiás Criativo. O superintendente executivo da Secult, Décio Coutinho, ressalta que a secretaria tem firmado importantes parcerias, por exemplo, com a Casa da Árvore e Media Lab da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Realizar esses cursos em uma escola tradicional como o Gustav Ritter é ir além do discurso e mostrar atuação prática na área da cultura digital”, diz Coutinho.

As inscrições devem ser feitas no Centro Cultural Gustav Ritter, que fica na Praça da Matriz, Rua Marechal Deodoro da Fonseca N.º 237, Setor Campinas, em Goiânia.

Source: O Popular