Oficinas do Floresta Digital são destaque na 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Cultura

A 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Culturacomeça nesta sexta-feira, 14, e oferecerá ao visitante uma variada programação, com debates, palestras, apresentações culturais e musicais, exibição de filmes e contação de histórias. E assim como feito na primeira edição do evento, o programa Floresta Digital vai estar presente na Tenda Bolha, oferecendo ao visitante diversas oficinas voltadas não só para as novas mídias e tecnologias presentes na sociedade, mas também a arte, educação e cibercultura.

Entre as oficinas que serão oferecidas na Tenda Bolha da Bienal estão a “HQtrônicas - As histórias em Quadrinhos e a Hipermídia” e a “Processos Criativos de Universos Ficcionais Transmídia”. A primeira tem como objetivo apresentar um panorama geral da criação de histórias em quadrinhos eletrônicas (desde o seu surgimento, na década de 1980, até exemplos de HQtrônicas de terceira geração dos dias atuais); e a segunda, tem como propósito apresentar a dinâmica dos processos de criação de universos ficcionais transmídia, que podem servir de base para o desenvolvimento de obras em múltiplas mídias como: HQ, Vídeo, Literatura, Cinema, Game.

Ambas as oficinas serão ministradas pelo professor do Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edgar Franco, que fala sobre a importância da realização de um evento como esse para a comunidade. “Um evento desse porte proporciona discutir as linguagens humanas, da escrita à hipermídia, bem como ajuda na difusão da leitura”, disse Franco.

A consultora digital e também tutora dos programas Telecentros.BR e Casa Brasil no Pará, Adriane Gama, irá ministrar a oficina de “Software Livre e Cibercultura”, que  tem como objetivo  socializar a prática cineclubista e o ativismo em sofware livre e de cultura digital com diálogos sobre sustentabilidade coletiva e compartilhamento de conhecimentos e de “Metareciclagem”, que tem como propósito conhecer melhor sobre essa ideia colaborativa, sua ideologia e abordar o tema ambiental sobre lixo tecnológico e seu reaproveitamento.

Para ela, esse evento traz a oportunidade de expandir mais conhecimentos, por meio de uma diversidade de conteúdos literários e multimidiáticos. “Sabemos que esse encontro coletivo fortalece nossas ações e práticas colaborativas”. Ela ainda acrescenta a contribuição que esse evento traz para região. “Essa Bienal contribui com o fortalecimento da região através de uma nova alternativa de desenvolvimento sustentável que une e compartilha simultaneamente saberes tradicionais com as novas mídias digitais”, conclui a consultora.

As vagas para as oficinas são limitadas. Os interessados devem enviar e-mail parafabio.ac.carvalho@gmail.com informando nome, idade, telefone e a oficina que vai participar.

Fuente: Agência Notícias do Acre