Florada do ipê amarelo indica volta da chuva em Goiás

Primavera e comemoração do Dia da Árvore se aproximam.
Globo Rural preparou série de reportagens especial sobre árvores nativas.

O ipê pode ser encontrado de Norte a Sul do Brasil, são mais de 800 espécies.

O professor José Ângelo Rizzo, da Universidade Federal de Goiás, é um estudioso em botânica e explica que o ipê é uma árvore que varia de acordo com cada bioma.

Cada tipo de ipê tem uma época de florada. É no fim do inverno que surgem as flores amarelas, mas antes delas vieram as roxas. Já o ipê branco, normalmente, é o último a enfeitar o cenário.

O ipê amarelo já foi alvo de um decreto presidencial. Em 1961, o então presidente da República, Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, uma forma de tentar preservar a árvore, que já era considerada símbolo do Brasil.

A madeira do ipê é muito valorizada pela resistência e flexibilidade. Já foi muito usada para tudo no Brasil, apesar da lei.

Hoje os produtores como o dono de uma fazenda perto de Goiânia preservam as árvores pela beleza. O funcionário Hudson Pires conta que ninguém pode mexer nos ipês.

Na roça, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva. O professor Rizzo confirma que o fator indicativo é real.

Fonte: G1