Lindos e lindas das universidades

Atire a primeira pedra quem nunca suspirou pelos colegas de classe seja na pré-escola, seja na universidade. Mas admitir essa admiração diante da turma ou dos amigos nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, trata-se de um segredo guardado a sete chaves. Ou melhor, tratava-se. Uma busca rápida no Face­book comprova isso. Na rede social, é possível encontrar páginas que homenageiam a beleza dos universitários e universitárias.
Além de fotos, são postados comentários (leia-se cantadas, conhecidas na rede como “de pedreiro”) sobre os atributos dos coleguinhas. "Gata, sem querer ofender, mas seu pai deve ser ladrão. Porque ele roubou o brilho das estrelas e colocou nos seus olhos. Sua linda!", elogia o estudante de  Sistemas de Informação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pau­lo Henrique Batista de Oliveira (20 anos), em uma das publicações postadas na página “UFG, assim você me mata”. 
Oliveira é o responsável pe­la fanpage, criada em agosto deste ano, período em que a instituição estava em greve. “Foi uma forma de integrar os a­lunos, distantes por causa da paralisação, e divulgar a beleza das meninas que já admiravámos pelos corredores da uni­ver­sidade”, explica o rapaz, que até então não havia revelado nem mesmo para a namorada que é o administrador da página. 
Desde a criação, a fanpage contabiliza cerca de 3 mil curtidas e desponta como a líder no segmento, que mescla humor, culto à beleza dos colegas e  traz uma referência explícita ao hit do cantor Michel Teló, “Assim você me mata”. Mas já rolou “pegação” com a ajudinha da página? O estudante não sabe responder. Porém, de acordo com ele, reuniões comemorativas foram agendadas a partir da fanpage. 
A “UFG, assim você me mata” também já divulgou, a pedido de acadêmicos, cursos promovidos por diferentes graduações da universidade. Com a popularização, o trabalho do estudante ficou mais fácil. “Recebo muitas sugestões de fotos. Algumas meninas tem 20, 30 indicações”, contabiliza o rapaz, que promove uma votação semanal para escolher qual linda estampará a capa da página. 
 
“Filial” em Jataí
Se os meninos podem se deleitar com as lindas, também há opção para as meninas. A “UFG, Campus Jataí, assim você mata o papai”, foi criada por uma estudante do Zoo­tec­nia para “compartilhar com as coleguinhas das outras faculdades o que temos de melhor a­qui na UFG de Jataí”, informa a jovem, na descrição da pá­gina, curtida por 480 pessoas. O nome também faz re­ferência a outro hit, dessa vez do grupo de pagode Sor­riso Maroto, tema da novela A­venida Brasil, da Rede Globo. 
Além da inspiração na be­le­za dos rapazes, o ócio pro­por­cionado pela greve impulsionou a homenagem. “Por causa do tédio, resolvemos criar a página para nos distrairmos um pouco e também para, indiretamente, desabafarmos sobre a beleza dos universitários que tanto admiramos de longe”, explica a jo­vem, que administra a fanpage com a ajuda de uma colega de curso. 
Juntas, elas escolhem as fotos dos lindos da UFG de Jataí, distribuídos em séries co­mo “ Tudo que eu quero nessa vi­da é um agrônomo”, “ Um cavalo pra amansar”, “Faz di­reito que eu gosto”, “Já se formou, mas é fruto desse paraíso” e “ I ♥ Nerd”. Assim como na “UFG, assim você me mata”, uma cantada, que “re­flete o pensamento das ga­rotas do câmpus sobre os colegas”, acompanha a foto do lindo.
Ao contrário do responsável pela “UFG, assim você me mata”, a jovem prefere não se identificar por temer as gozações dos rapazes. “Se eles descobrirem que estamos por trás da página iriam tirar sarro da gente pelo resto da vida”, justifica,  em entrevista realizada pelo próprio Facebook. Com o fim da greve, as postagens das duas páginas  estão mais raras. Mas nada de deixar o trabalho de lado. Pelo menos uma vez por dia os internautas que navegam pelo universo facebookiano podem conhecer os lindos e lindas das universidades goianas.

Humor na dose certa

O humor é tendência nas redes sociais. Cases como o da página “Gina Indelicada”, que angariou mais de um milhão de fãs em pouco mais de uma semana, comprovam a tese. Mas as tiradas não podem abrir precedentes para o desrespeito e a exposição de lindas e lindos sem a devida au­to­rização, lembra a assistente de planejamento digital da Tud­do Web, Fernanda Rodrigues.
Na própria descrição, algumas páginas deixam claro que estão dispostas a retirar a foto, caso essa seja a vontade do homenageado ou homenageada. “Não será divulgado o perfil da Linda”, acrescenta a página “PUC, sua linda!”. “Lindas que se sentirem ofendidas ou constrangidas, por favor, mandem mensagem que a foto será rápidamente rápido excluída!”, avisa o “UFG, assim você me mata”. 
Para Fernanda, “o importante é saber dosar o humor e tomar muito cuidado com o uso indevido das imagens”. Ela lembra que as próprias universidades que dão nome às páginas devem deixar de lado o olhar conservador, uma vez que as redes sociais são “uma forma rápida de alcançar o público e mostrar os problemas da instituição e aproximar alunos.” 
Procurada pela reportagem da Tribuna, a assessoria de imprensa da PUC Goiás disse não saber da existência da “PUC, sua linda!” e não quis comentar. Já a assessoria da UFG, que também não conhecia fanpages como “UFG, assim você me mata” e “UFG, campus Jataí, assim você me mata”, disse que o assunto não tem vínculos com a academia, por isso não há uma posição institucional a respeito do tema. Porém, depois de acessar as páginas, a assessoria pediu que a logomarca da UFG fosse retirada dos perfis.

As belas da PUC

O analista de sistemas Pablo Ruan (19) nem estuda na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), mas os comentários do irmão Raul Michel (18), que cursa Engenharia Elétrica na instituição, foram suficientes para incentivá-lo a criar, também em agosto,  o “PUC, sua linda!”. Mesmo sendo recente, a página já colhe frutos. “Meu irmão conta que muitos meninos já usam o bordão da fanpage, “sua linda”, para elogiar as meninas da faculdade”, diverte-se Ruan. 
No começo, a busca pelas lindas que ocupariam a linha do tempo da página era mais intensa, mas com o número de curtidas crescendo os rapazes começaram a receber sugestões. O problema é que o conceito de beleza – relativo que só ele – já provocou confusões. “Chegaram a fazer reclamações que o 'nível' das lindas estava caindo”, relembra Ruan, explicando que o objetivo é postar fotos de meninas “o mais bonitas possível”. 
E professoras também podem entrar na onda das homenagens? A admistradora do perfil “UFG, câmpus Jataí, assim você me mata”, não descarta a hipótese, mas explica que os mestres ainda não tiveram as fotos postadas na página porque, na opinião dela, não se encaixam nas exigências da fanpage. “Também não recebemos nenhuma sugestão. Dizem que na área da saúde existem alguns, mas não conhecemos”, conta. 
Já o estudante  Paulo Henrique Batista de Oliveira, que cuida do “UFG, assim você me mata”, explica que até pensou em postar fotos de professoras e mestrandas, mas teme que a atitude não seja bem recebida pela direção da universidade. Quem acompanha as postagens do “PUC, sua linda!” pode ter novidades. Questionado pela reportagem, Pablo Ruan diz que pretende verificar se há professoras que podem figurar entre as lindas da página.

A inspiração


* Páginas como a “UFG, assim você me mata”, “UFG, campus Jataí, assim você me mata” e  “PUC, sua linda!” foram inspirados em um blog da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), o “Clube dos lindão da FFLCH”, criado em janeiro deste ano. Segundo a descrição, o tumblr (clubedoslindaofflch. tumblr.com/) foi criado para concentrar informações sobre “os caras mais tchutchucos” da faculdade. As cantadas clichês também estão presentes. “Thi, vem comandar minha assembleia”, diz um texto que faz referência ao diretor do Diretório Central dos Estudantes da USP, Thiago Aguiar.

UFG, assim você me mata

* Linda: Isabella Oliveira 
* Curso: Engenharia Química
* Status: Uma cadeia Aromática.
"Gata, o que eu sinto por você é simples: Európio + Telúrio + Amerício + Oxigênio = Eu-Te-Am-O!"

* Linda: Scarlet Cardoso
* Curso: Ciências Biológicas 
* Status: Me afoguei nos seus olhos.
"Gata, sem querer ofender, mas seu pai deve ser ladrão. Porque ele roubou o brilho das estrelas e colocou nos seus olhos. 
SUA LINDA!"

* Linda: Natália Nóbrega
* Curso: Engenharia de Alimentos
* Status: Garota Pinup.
"Gata, você é o processador que me alimenta!"

UFG, campus Jataí, 
assim você me mata

* Da série: Um cavalo pra amansar.
* Delícia: Felipe Martins.
* Curso: Medicina Veterinária.
* Cidade Natal: Goiânia, GO. 
* Status: Vamos pra minha casa assistir o canal do boi juntinhos.
"Gato, sabe o que ficaria bem em você? Eu."

* Da série: Os brotinhos da florestal.
* Delícia: Jordano Bertoncello.
* Curso: Engenharia Florestal.
* Cidade Natal: Jataí.
* Status: Solteiro e soltinho.
"Gato, você vai ser uma árvore quando crescer? Porque pra mim você é um brotinho, seu lindo"

* Da série: I ♥ Nerd. 
* Delícia: Reslley Gabriel Oliveira Silva
* Curso: Ciência da Computação.
* Cidade Natal: Não sabemos em qual região da Grécia esse deus nasceu. 
* Status: Tem namorada (sortuda!).
"Gato, qual o numero do seu dentista? Quero agradece-lo por esse sorriso, seu lindo!"

PUC, sua linda!

Shayane Kelle Aureliana

* Curso: Arquitetura e urbanismo
* Status: Ser solteiro não significa necessariamente estar disponível.
Gata, Eu estou aqui e você está aí. Sabe o que isso significa? Que um de nós está no lugar errado! 
SUA LINDA!

Karol Kückelhaus

* Curso: Nutrição
* Status: Agora eu fiquei doce!!!
Gata, Eu beberia o mar se você fosse o Sal! 
SUA LINDA!

Thays Roldão

* Curso: Engenharia Ambiental
Linda, você faz Engenharia Ambiental? Esse corpinho é um presente, perfeito, da natureza, SUA LINDA!

Source: Tribuna do Planalto