Detran lança semana nacional de trânsito

Diário da Manhã - 19/09/2012

O índice de acidentes de trânsito em Goiás é um assunto que preocupa as autoridades de segurança pública. O tema será discutido durante a programação da Semana Nacional de Trânsito, lançada hoje no auditório do Crer. Somente nos quatro primeiros meses de 2012, foram 16.924 acidentes, resultando na morte de 479 pessoas. O presidente do Detran, José Taveira Rocha, o presidente  do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-Go), Anicésio Afonso Miranda, o secretário da saúde, Antônio Faleiros, entre outras autoridades, participaram da abertura oficial do evento.

O doutor em saúde coletiva pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Otaliba Libânio,(foto) ministrou a palestra Mortalidade no trânsito, o problema da saúde no Brasil. Entre 2000 e 2010, foram registradas 14.361 mortes no trânsito em Goiás, sendo 2.944 em Goiânia. Entre as principais causas estão o excesso de velocidade e imprudência dos motoristas.

Reduzir o total de acidentes pela metade até o ano de 2022 é uma meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Década de Segurança Viária, à qual Goiás aderiu . Segundo o presidente do Detran, José Taveira Rocha, uma das ações nesse sentido já está em prática. É a Balada Responsável, lançada em setembro de 2011 e que alcançou a redução de 30% no quantitativo de acidentes ocorridos à noite na capital.  Blitze espalhadas por vários pontos visam cumprir rigorosamente a Lei Seca.

“Estamos implementando em todo o estado a Balada Responsável, no sentido de conscientizar a população a preservar vidas, a não dirigir sob efeito de álcool ou de drogas no trânsito. Queremos diminuir o máximo possível os acidentes de trânsito, mas é preciso que outros órgãos também convirjam para essa ação para que tenhamos uma política nacional que diminua esse índice. É uma epidemia em todo o País”, diz o presidente.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Faleiros,(foto) vítimas de acidentes de trânsito, principalmente os motociclistas, lotam os leitos do Hospital de Urgências de Goiânia e de várias outras unidades de saúde em Goiás e no Brasil afora. Geralmente, são pessoas que ficam gravemente feridas. Tudo isso representa altos custos para o Estado.  Por isso, destaca, é preciso investir em prevenção.  “Queremos evitar que esses acidentes aconteçam, refrear os óbitos e mutilações de vítimas. Geralmente, eles são provocados pelos congestionamentos, falta de educação para o trânsito, enfim uma série de fatores que propiciam que o Brasil ocupe uma posição muito superior em nível proporcional de óbitos por habitantes. Os acidentes com as motocicletas representam 49% do total. Essa semana é extremamente importante para conscientizar a população sobre os malefícios e sobre os custos que tudo isso traz para o Poder Público”, ressalta.

Outra ação efetiva é a criação do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás em 22 municípios goianos com os maiores índices de acidentes. O projeto envolve as Secretarias da Saúde e das Cidades, Detran, entre outros órgãos. A ideia é fazer um diagnóstico dos acidentes para em seguida apontar soluções para preveni-los.

Conscientização – De hoje até o próximo dia 25, educadores de trânsito estarão em três shoppings da capital e de Aparecida de Goiânia orientando os consumidores sobre o Programa Balada Responsável, alertando sobre os riscos de misturar o álcool e a direção.